Julgamento de Lula será transmitido pelo YouTube; caso do triplex próximo do fim

O julgamento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) será transmitido ao vivo pelo YouTube. A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4) que possui um canal na rede social. Essa será a primeira vez que uma audiência será transmitida em tempo real quando um réu recorre da sentença.

No julgamento, marcado para começar às 8h30, da próxima quarta-feira (24), em Porto Alegre, a defesa do ex-presidente tentará convencer os magistrados de que Lula não cometeu o crime de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

Na primeira instância, o juiz Sérgio Moro condenou o petista há nove anos e meio pelos crimes citados. No entanto, a defesa contesta a sentença alegando que o juiz não analisou o caso da forma como deveria ter ocorrido.

Sobre a transmissão, o tribunal alegou que outros julgamentos já foram transmitidos, porém isso nunca aconteceu em audiências de casos criminais. Segundo o TRF 4, desde 2015  que as sessões são transmitidas. Caso seja condenado, Lula terá sua candidatura à Presidência da República comprometida, podendo ficar até mesmo de fora das eleições em outubro deste ano.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!