Adolescência vai até os 24 anos, e não mais 19, afirmam cientistas australianos

Reprodução/Agência Brasil

Um artigo publicado na última semana pela revista científica australiana Lancet Child & Adolescent Health defende que a puberdade, agora, vai dos 10 aos 24 anos de idade e não termina mais aos 19. O principal fator seria os jovens estarem estudando mais e demorando um período maior para constituir família e se casarem.

De acordo com os cientistas, a redefinição da adolescência seria necessária para assegurar diversas leis que dizem respeito a esses jovens. Porém, outros especialistas dizem que prorrogar essa fase causa a infantilização de adultos.

A fase da adolescência já foi alterada antes, quando acreditava-se que começa aos 14 anos. Porém, através de estudos, concluiu-se que começa aos 10. Essa primeira alteração deu-se pela mudança na liberação de hormônios sexuais pelo corpo humano.

A alteração também é estudada por outros fatores. O cérebro continua se desenvolvendo após os 20 anos e trabalha de maneira ainda mais eficiente. E, os dentes sisos, por exemplo, não aparecem em muitas pessoas até os 25 anos de idade.

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unidos, a idade média do primeiro casamento de um homem era 32,5 anos em 2013 e, para as mulheres, de 30,6 na Inglaterra e no País de Gales. É visto então um aumento de 8 anos desde 1973.

No Brasil, os jovens estão demorando cada vez mais para sair da casa dos pais, é a chamada “geração canguru”, batizado assim pelo IBGE em 2013, que engloba jovens de 25 e 34 anos. Os dados foram na Síntese de Indicadores Sociais.

*Com BBC News

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!