Temporal rápido derruba árvores na capital; ocupantes de carro ficaram presos

O rápido temporal que atingiu Belo Horizonte na tarde desta segunda-feira (22) derrubou árvores e deixou ruas alagadas. Em alguns pontos da cidade, como no bairro Santo Antônio, na região Centro-Sul, ocorreu chuva de granizo. E as ocorrências não param de aumentar.

Antes do temporal, a Defesa Civil da capital havia emitido um alerta sobre a possibilidade de pancadas de chuva com rajadas de vento que poderiam chegar aos 50 km/h.

E várias árvores caíram durante o temporal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma árvore de grande porte caiu na Avenida Olinto Meireles deixando apenas uma faixa de trânsito livre em cada sentido. Já na Rua Espírito Santo uma árvore caiu em um veículo. Os ocupantes precisaram de ajuda para deixar o veículo, já que uma das portas acabou ficando amassada. Nenhum deles ficou ferido.


Na avenida do Contorno, mais árvores no chão. Já no Serra, uma árvore caiu sobre a fiação elétrica e a rua precisou ser interditada. A passarela da estação do metrô de Santa Tereza também está obstruída devido à queda de uma árvore.

As altas temperaturas dos últimos dias aliada com o forte calor são fatores que contribuem para a ocorrência das chamadas pancadas de verão, conforme explica o meteorologista Claudemir Félix, do Instituto Tempo Clima da PUC Minas. A meteorologia prevê para esta semana a continuidade do tempo quente com temperaturas elevadas.

O alerta emitido pela Defesa Civil é válido até às 23h de hoje.

Recomendações

– Não utilizar alimentos atingidos pela água de enchente ou inundação e nem beber água de enchente ou inundação;
– Não jogar lixo nos bueiros e boca de lobo, nem nos córregos e rios, para não obstruir o escoamento da água;
– Não amontoe sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando deslizamentos;
– Não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose;
– Não tocar nem usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;
– Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
– Se você observar aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!