Home NotíciasEsportesAtlético e Cruzeiro podem viajar mais de 22 mil quilômetros somente na fase de grupos da Libertadores

Atlético e Cruzeiro podem viajar mais de 22 mil quilômetros somente na fase de grupos da Libertadores

Com Stéfano Bruno

Viajar, descansar, curtir as férias no México, conhecer o Machu Picchu no Peru, quem não quer? Agora, se a passagem por esses lugares for a trabalho, pode ser menos prazerosa. É dessa forma que as viagens são encaradas no futebol. Como os jogadores não têm tempo para conhecer os pontos turísticos das cidades onde desembarcam, ficam naquela coisa monótona: aeroporto, hotel, treino, hotel, jogo, hotel e aeroporto.

As viagens para as partidas são consideradas um dos fatores mais desgastantes para os jogadores. E, se depender delas, a resistência do time atleticano será colocada à prova. Com a previsão de trajetos longos e extenuantes, o Galo pode percorrer mais de 13 mil quilômetros somente nos três jogos da segunda fase da Copa Libertadores. Entretanto, esse percurso pode ser menor. O clube alvinegro aguarda a definição do último classificado para sua chave. Monarcas Morélia, do México, e Santa Fé, da Colômbia, disputam a vaga no Grupo 4.

Foto: Reprodução/Google Maps
Atlético percorrerá mais de 4 mil quilômetros somente em sua estreia na Libertadores
Foto: Reprodução/Google Maps

Caso o Monarcas Morélia se classifique, o Atlético terá que realizar uma desgastante viagem ao México. Dessa forma, o time atleticano percorreria, somente na fase de grupos da Libertadores, 13.461,52 km.

Certamente o técnico Paulo Autuori e o preparador físico do Galo, Carlinhos Neves, estão torcendo pelo Santa Fé. Caso a equipe colombiana se classifique, as viagens do Atlético somariam uma distância menor, mas a diferença não é muita, já que se Ronaldinho Gaúcho e companhia forem a Bogotá, a quilometragem percorrida pelo Galo será de 10.098,09 quilômetros.

Em 2013, quando o Atlético realizou a melhor campanha da segunda fase da Copa Libertadores, a equipe cumpriu um trajeto total de 5.285,21 quilômetros para enfrentar: São Paulo, Arsenal de Sarandí/ARG e The Strongest/BOL.

Cruzeiro desgastará menos

Quem vive uma situação mais tranquila – não menos desgastante – em relação às viagens é o Cruzeiro. Assim como o Atlético, a Raposa também aguarda uma definição no seu grupo: Universidad de Chile, do Chile, e Guaraní, do Paraguai, disputam a última vaga do Grupo 5.

Foto: Reprodução/Google Maps
Cruzeiro viajará pouco mais de 3 mil quilômetros para realizar a sua estreia na Libertadores
Foto: Reprodução/Google Maps

Na pior das hipóteses, o Cruzeiro vai percorrer 8.552,42 quilômetros. Isso acontecerá caso o Universidad de Chile supere o seu adversário na primeira fase da Copa Libertadores. Caso o Guaraní leve a melhor, a Raposa percorrerá “apenas” 7.039,79 km. De certa forma, isso seria sim uma vantagem para a equipe celeste em comparação a alguns de seus adversários no torneio continental.

Ao lado do Atlético, o Cruzeiro é apontado como um dos favoritos a vencer esta edição da Libertadores. Com qualidades e defeitos semelhantes em seus times, o desgaste pode acabar sendo um diferencial para a Raposa, que tem a chance de viajar quase a metade do arquirrival. Veja as distâncias que os clubes mineiros devem percorrer na segunda fase do torneio continental:

Atlético

Zamora x Atlético

Local da partida: Barinas (Venezuela)

Distância: 4.288,21 km (somente ida)

Nacional x Atlético

Local da partida: Assunção (Paraguai)

Distância: 1.529,3 km (somente ida)

Monarcas Morélia x Atlético

Local da partida: Morelia (México)

Distância: 7.644,01 (somente ida)

Santa Fé x Atlético

Local da partida: Bogotá (Colômbia)

Distância: 4.280,58 (somente ida)

Total de quilômetros percorridos: 13.461,52 km (caso enfrente o Monarcas Morélia/MEX) – somente ida

Total de quilômetros percorridos: 10.098,09 km (se enfrentar o Santa Fé) – somente

Cruzeiro

Real Garcilaso x Cruzeiro

Local da partida: Huancayo (Peru)

Distância: 3.454,07 (somente ida)

Defensor x Cruzeiro

Local da partida: Montevidéu (Uruguai)

Distância: 2.056,42 (somente ida)

Universidad de Chile x Cruzeiro

Local da partida: Santiago (Chile)

Distância: 3.041,93 (somente ida)

Guaraní x Cruzeiro

Local da partida: Assunção (Paraguai)

Distância: 1.529,3 (somente ida)

Total de quilômetros percorridos: 8.552,42 km (caso enfrente o Universidad de Chile/CHI) – somente ida

Total de quilômetros percorridos: 7.039,79 km (se enfrentar o Guaraní/PAR) – somente ida

Comentários