Home NotíciasBHJá tem programação? Confira as últimas atrações das férias escolares em Minas

Já tem programação? Confira as últimas atrações das férias escolares em Minas

Para quem quer aproveitar o fim das férias de janeiro e conhecer os encantos de Minas Gerais, ainda há muitas opções de lazer e cultura. São festivais, festas populares, teatro e diversão que agradam a todos os gostos.

Em Belo Horizonte, a Praça da Liberdade recebe shows do Circuito Aberto, ação do Circuito Cultural Praça da Liberdade, com entrada gratuita e ao ar livre. Um dos destaques é o show Clara Negra, uma homenagem à cantora Clara Nunes. Os shows do Circuito Aberto acontecem neste sábado (18) e domingo. Clique aqui pra ver a programação completa.

Outras atrações do Circuito Cultural Praça da Liberdade acontecem no Museu das Minas e do Metal (MMM). Na próxima quinta-feira, às 20 horas, o MMM será palco do show de lançamento do disco Registro, primeiro álbum do projeto Cabezas Flutuantes, idealizado pela artista audiovisual Carou Araújo. No mesmo dia, às 21h30, será a vez do espetáculo musical e cênico NSISTA – NOW or NOW, das irmãs Marise e Amarilis Cardoso, de Pouso Alegre, sul de Minas. A programação é gratuita.

Crianças

O MMM também preparou uma programação especial para as crianças, para terça e quarta-feiras. Nessas datas serão realizadas oficinas gratuitas.

O Setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, também está com uma programação intensa e especial para as crianças. Serão oferecidas atividades como contações de estórias, exposição e oficina.

Na terça-feira (21), às 14h30, a arte-educadora Adê Melo, do grupo de intervenções artísticas Casa de Lua, contará casos na Roda de Histórias. De forma lúdica, as crianças serão convidadas a ‘embarcar’ em aventuras por meio dos livros.

Também dentro da programação infantil, está exposta na Galeria Paulo Campos Guimarães da Biblioteca Pública, a mostra É o Bicho, trazendo poemas de importantes escritores nacionais de uma forma bem lúdica e divertida.

Na quarta-feira (22), a Biblioteca oferece, com a mesma temática de animais, a Oficina de Origami Muitos Bichos, Muitas Histórias, ministrada por Elza Damasceno e Priscila Mitre, na qual as crianças poderão fazer dobraduras de papel ao estilo japonês, que, magicamente, vão se transformar em leões, tigres, girafas, vacas, cães, gatos, porcos e elefantes. A atividade conta com o livro Muitos bichos, muitas histórias, de Francisco Marques, para inspirar o público.

São 30 vagas para a oficina e as inscrições começam 30 minutos antes do início do evento, marcado para 14h30. A brincadeira educativa é voltada para crianças a partir de seis anos.

Além da programação cultural especial, os museus e atrativos do Circuito Cultural estarão abertos normalmente à visitação durante todo o mês de janeiro para quem optou por Belo Horizonte para curtir as férias.

Artes cênicas

O teatro é outra opção de diversão para o mês de janeiro. A tradicional e aguardada Campanha de Popularização do Teatro e da Dança promete agitar a vida cultural dos belo-horizontinos até o dia 4 de março. Em sua 40ª edição, podem ser conferidas mais de 150 peças teatrais e espetáculos de dança a preços promocionais, em todos os teatros da cidade. Para programação completa, acesse www.sinparc.com.br.

Palácio das Artes

O Palácio das Artes apresenta até o dia 2 de fevereiro, no espaço Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, a exposição Escavar o Futuro, que reúne obras de artistas de diversos lugares do mundo e busca o encontro entre arte e arquitetura e a prática espacial que as permeia.

Entre os dias 17 de janeiro e 8 de fevereiro, o Espaço Mari’Stella Tristão recebe uma exposição inspirada nos mapas. A proposta de ATLAS – Verão Arte Contemporânea 2014 é guiar o espectador através do descobrimento de diversas paisagens, sensações e ambientes, sem um rumo explícito, sem divisão cronológica ou geográfica, a fim de proporcionar um circuito em que o público percorra todos os espaços da galeria. O Palácio das Artes realiza ainda diversas oficinas relacionadas às exposições em cartaz. Para mais informações, clique aqui.

Festival

Diversas atrações podem ser conferidas também no Festival VAC – Verão de Arte Contemporânea, em Belo Horizonte. Em sua 8ª edição, o foco do festival está nas artes visuais. Espetáculos de teatro, dança, música, artes visuais, cinema, literatura, moda, gastronomia e arquitetura serão exibidos em vários locais. Confira a programação completa aqui.

Em São João del Rei, acontece até o dia 2 de fevereiro o Festival Happy Hour. Em sua 2ª edição, o evento reúne cultura e gastronomia. Nesse ano, as apresentações em locais públicos trazem cantores de diversos ritmos, como Samba, Chorinho, Instrumental, MPB e Blues. Programação completa aqui.

Inhotim é pura diversão e conhecimento

Até o dia 31 de janeiro, o Instituto Inhotim preparou uma programação especial . As atividades acontecem de terça a domingo, sempre a partir das 10h. Com o tema “Estação dos Contos” os participantes são convidados a criarem contos e pequenos livros. Para os mais aventureiros haverá Caça ao Tesouro e Visitas Ambientais de exploração do acervo botânico do museu.

Em sua 3ª edição, a Colônia de Férias do Inhotim promove atividades em período integral para crianças de 4 a 7 anos. Pela manhã, enquanto os pais visitam o museu, as crianças participam de atividades educativas.

Na Visita Temática Artística, o visitante é convidado a descobrir como os elementos artísticos colaboram para a criação de um universo simbólico no ambiente.

Apresentações de teatro de bonecos e a Mostra de Cinema prometem envolver um público de todas as idades.

Cinema em Tiradentes

Atração do cinema contemporâneo, a 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes será realizada de 24 de janeiro a 1º de fevereiro, em Tiradentes. Nesta edição, que tem como eixo temático a questão dos processos audiovisuais de criação, serão exibidas 129 atrações, entre longas, médias e curtas-metragens, distribuídos em sete mostras conceituais em três espaços de exibição na cidade histórica mineira, sempre com entrada gratuita.

Também na programação estão: mostrinha de cinemas, oficinas e seminários, além de uma homenagem ao ator Marat Descartes. Na ocasião serão apresentados filmes em retrospectiva à carreira do artista.

Férias nos parques

Os parques municipais de Belo Horizonte são outra boa opção com atrações especiais. No Parque das Mangabeiras, a programação começa na próxima terça-feira (21) e vai até 31 de janeiro. As opções são várias, como oficinas esportivas, rua de lazer, apresentação teatral e jogos.

O Parque Américo Renné Giannetti (Parque Municipal) oferece de forma gratuita diversas opções de lazer como brinquedos, equipamentos de ginástica, pista de caminhada, quadra poliesportiva, pista para skate e quadra de tênis. Abriga, também, com tarifa de R$1,00, 21 brinquedos eletrônicos como carrossel, roda gigante, minhocão, rotor, safári e pula-pula. No parque, há ainda os tradicionais burrinhos, fotógrafos lambe-lambes e o trenzinho.

No Parque Lagoa do Nado as atividades também vão de 21 a 31 de janeiro. Serão várias atividades de recreação, educação ambiental e observação de aves.

Outra boa opção para as férias de janeiro é o Parque da Serra do Curral. Seu principal atrativo para quem busca atividade física ao ar livre e aventura é a Trilha Ecológica Travessia da Serra, com 4.220 metros de extensão e altitudes que variam de 1.200 a 1.380 metros, percorrida na crista da Serra do Curral. Já para quem só está pensando em curtir um belo visual e aproveitar a natureza, existe a opção de fazer uma caminhada pela estrada do Parque desde a Portaria um até o Mirante da Acessibilidade. Crianças, jovens, adultos e idosos, todos conseguem sem grande esforço chegar até esse ponto para admirar a paisagem. A entrada é pela Avenida José do Patrocínio Pontes, 1.951, bairro Mangabeiras.

Com Agência Minas

Comentários