Home Notícias BH De olho no Carnaval, movimento Tarifa Zero lança ônibus gratuito para foliões de BH neste sábado

De olho no Carnaval, movimento Tarifa Zero lança ônibus gratuito para foliões de BH neste sábado

Mais de mil pessoas já confirmaram presença, por meio do Facebook, no evento de inauguração do “ônibus tarifa zero”, que irá circular em Belo Horizonte exclusivamente durante o Carnaval. Marcada para ocorrer neste sábado (1º), na praça da Estação, região Central da cidade, a iniciativa foi criada pelo movimento Tarifa Zero. A ideia tem o objetivo de disponibilizar um coletivo para que foliões possam se deslocar pela Capital mineira, de forma gratuita, nos cinco dias de festa.

tarifa zerobh
Foto: Reprodução/Facebook

O serviço, que é considerado inédito, surgiu em meio a discussões sobre melhorias no transporte público da cidade. Nas últimas semanas, centenas de pessoas se reuniram em diferentes atos para exigir que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizasse nova diminuição no valor das tarifas. O pedido ganhou força depois que o prefeito Marcio Lacerda assinou um decreto que suspendeu a cobrança do Custo de Gerenciamento Operacional (CGO) das empresas de ônibus. A suspensão do tributo isentou as concessionárias de pagarem o equivalente a R$ 22 milhões ao município.

Além de convocar moradores e turistas, organizadores do evento fizeram um convite especial para o chefe do Executivo Municipal. Márcio Lacerda foi chamado para comparecer ao lançamento do “ônibus tarifa zero” por meio de uma carta deixada na entrada da PBH.  “Vimos convidá-los para a inauguração do Tarifa Zero >> Carnaval, um ônibus gratuito, festivo e amplamente democrático, concebido e viabilizado pelos movimentos sociais para cumprir uma função que o poder público parece não querer assumir”, diz um trecho do texto escrito no bilhete.

convite marcio lacerda
Foto: Divulgação/TarifaZeroBH

A inauguração do coletivo gratuito irá acontecer, a partir do meio-dia, como parte da programação do bloco Praia da Estação, que irá agitar o espaço de mesmo nome durante a manhã. De acordo com o movimento Tarifa Zero, os itinerários do ônibus devem ser divulgados o mais rápido possível. O anúncio será realizado por meio das redes sociais, onde o grupo comunica suas ações.

Comentários