Home Eleições 2014 Tiririca será processado por usar música de Roberto Carlos

Tiririca será processado por usar música de Roberto Carlos

O deputado federal Tirirca (PR) que tentará a reeleição em outubro, será processado pela Sony/ATV devido ao uso “não autorizado” da música “O Portão” de Roberto Carlos, na sua propaganda eleitoral.

No vídeo divulgado na terça-feira (19), o palhaço, que foi o candidato a deputado federal mais votado nas eleições de 2010, com 1,3 milhões de votos, se vestiu como Roberto Carlos e arriscou uma versão da música “O Portão”, mais conhecida como “Eu voltei”, lembrando a participação do “Rei” nos comerciais da Friboi. O vídeo com a inusitada aparição foi publicado no YouTube e rapidamente se espalhou pelas redes sociais. Em menos de 24 horas, ele conseguiu mais de 85 mil acessos.

Na quarta-feira (20) o youtube retirou o vídeo do ar após a empresa Sony / ATV reclamar do uso indevido da música. Porém, nesta quinta-feira, o candidato do PR voltou a veicular o vídeo em sua propaganda na TV, contrariando os interesses da empresa. Segundo José Diamantino, advogado da empresa, “alterar uma letra de acordo com a conveniência de um candidato é mais grave que o uso da música original”. Para Diamantino a “afronta” do candidato em veicular novamente o vídeo foi o que motivou o processo.

O advogado do PR paulista, Ricardo Vita Porto, alega que a paródia de Tiririca não infringe a lei de direitos autorais. A lei diz que “são livres paráfrases e paródias que não forem verdadeiras reproduções da obra originária nem lhe implicarem  descrédito”.

Confira  a paródia abaixo:

http://player.mais.uol.com.br/embed_v2.swf?mediaId=15167277&p=related

Comentários