Home Na Mídia Sete dicas para a identificação de notícias falsas nas redes sociais

Sete dicas para a identificação de notícias falsas nas redes sociais

tumblr_inline_nkqpkaVVtx1sqiad5Notícia falsa é uma praga nas redes sociais. Muita gente sai por aí espalhando inverdades, boatos sem o menor fundamento, campanhas difamatórias e outros tipos de ataques a pessoas ou instituições sem ao menos se dar o trabalho de checar a veracidade do que está postando ou compartilhando.

Mas como identificar o que é verdade e o que é mentira? As dicas a seguir, elaboradas pelo Tumblr oficial da Agência Senado, podem auxiliar você a fazer essa checagem. Confira:

LEU NAS REDES SOCIAIS?

1 – Verifique se a informação que você recebeu cita uma fonte confiável. Fontes confiáveis costumam ser os sites oficiais, páginas de jornais conhecidos, blogs respeitados. Na dúvida, pergunte para seus amigos: na internet, é a comunidade que define o que é confiável ou não.

2 – Pesquise na web para ver se mais de uma fonte confiável publicou a notícia. Informações verdadeiras costumam ser publicadas por vários sites confiáveis.

3 – Cuidado com os sites e blogs de notícias falsas. Há muitos especializados em fazer humor, por isso é importante aprender a distinguir informação de piada.

4 – Cheque sempre a data em que a notícia foi publicada. De vez em quando, notícias velhas voltam a circular como se fossem recentes. Embora possam ser verdadeiras, o contexto poderá ser diferente.

5 – Há muitos erros de português na notícia? Isso é um bom indício de que o texto não foi escrito a sério.

6 – Tenha bom senso. Na maioria das vezes é possível identificar notícias absurdas.

7 – Se continuar com dúvida, evite compartilhar informações recebidas. Afinal, você não quer passar uma mentira para frente, não é?

Comentários