Home Notícias BH Paciente com suspeita de ebola internado em BH será levado para o Rio de Janeiro

Paciente com suspeita de ebola internado em BH será levado para o Rio de Janeiro

O paciente que foi internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pampulha com suspeita de infecção de Ebola será transferido nesta quarta-feira para o Rio de Janeiro em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O homem, que é brasileiro de 46 anos, estava em Guiné, na África e começou a sentir sintomas da doença dois dias depois de retornar ao Brasil. Ele só procurou atendimento na noite dessa terça-feira. A unidade de saúde segue fechada por tempo indeterminado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

O paciente chegou de Guiné em 6 de novembro deste ano. Dois dias depois, começou a sentir febre alta, dor muscular e dor de cabeça. Às 20h dessa terça-feira, ele deu entrada na UPA Pampulha. Segundo o Ministério da Saúde, quando foi verificada a suspeita de contaminação por Ebola, o paciente foi isolado e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o governo foram avisados sobre o caso. Essas medidas estão dentro do protocolo nacional estabelecidos para este tipo de situação.

Por volta das 13h20, o paciente deixou a UPA Pampulha e foi levado de ambulância para o Hospital Eduardo de Menezes, localizado no Bairro Bonsucesso, na Região do Barreiro. Na transferência, os funcionários usaram roupas especiais para evitar o contágio. Segundo o Ministério da Saúde, o homem será transferido ainda hoje para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ), referência nacional para casos de ebola. A medida também faz parte do protocolo de segurança. Ainda não há horário para a transferência.

 

Continue lendo no EM.

Comentários