Pessoas se reúnem em abraço simbólico à Igrejinha da Pampulha

Cerca de 150 pessoas se uniram no início da tarde desta segunda-feira (28) para dar um abraço simbólico na igrejinha de São Francisco de Assis na Pampulha, em Belo Horizonte, que foi pichada na última segunda-feira (21).

A ideia inicial dos organizadores era ajudar na remoção da tinta. “Queríamos contribuir na limpeza de alguma forma. Fomos tomando conhecimento de que não é uma coisa simples. Não é só chegar e limpar. Exige vários procedimentos. A partir daí e de um bate-papo simples, nas redes sociais, chegamos a conclusão que seria importante dar um abraço simbólico no monumento”, explicou o organizador Flávio Trombino, de 46 anos.

Além de adultos conscientes, a manifestação, que não teve intervenção política, segundo os organizadores, contou também com o apoio de crianças do ensino fundamental da capital. “Nosso objetivo é educação. Crianças com idade entre 10 e 12 anos participaram do abraço. Acreditamos que por meio da educação vamos conseguir proteger a cultura”, conclui o cozinheiro.

Para o barista Douglas Condé, de 20, que compareceu à igrejinha, o ato é uma forma de demonstrar a insatisfação da sociedade com a ação do pichador. “Fui convidado por um artista plástico que é meu amigo. O objetivo é mostrar que somos contra esse vandalismo. Principalmente, porque a igrejinha é o nosso cartão postal, um patrimônio cultural”, afirmou o jovem.

Leia mais em O TEMPO

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!