Jovem mineiro lança livro onde transforma sua viagem pelo Brasil em poesia

Aqueles que caminham pela capital mineira têm a chance de encontrar pequenas poesias recitadas nas paredes da cidade. Muitas delas, são assinadas pelo jovem poeta, Felipe Arco.

Graduado em Marketing, Arco encontrou na poesia, a chance de viver do que ama: a liberdade. Após lançar seu livro “200 Mil Paçocas e Infinitas Poesias”, produzido com os recursos da venda de paçocas no metrô e nas ruas de BH, Felipe engatou em um novo sonho: mochilar pelo Brasil.

“Viajar sempre foi uma das minhas paixões. Desde pequeno tracei como meta conhecer todos os países, mas não podia fazer isso sem antes conhecer o meu próprio país. Sempre desejei conhecer as diversas culturas e as belas paisagens desse nosso Brasil, essa viagem foi a realização de um sonho.”, conta.

Contudo, um sonho como este custa sacrifícios e coragem. Na companhia de mais três amigos, Arco iniciaria sua jornada pelo Brasil, mas, pra isso, precisariam ser criativos e ousados “Foi bem difícil, pois a gente tinha muita vontade, mas, em contrapartida, não tínhamos nenhum dinheiro. Fizemos algumas tentativas de juntar a grana, mas nada rendeu o esperado.”

Segundo Felipe, uma viagem como essa exigiria muitos contatos, dinheiro e também bastante tempo. “Teríamos que largar tudo em nossa vida pra realizar esse sonho. Alguns largaram emprego, outros faculdade e até namorada. Foi um processo de preparação intenso, mas só acreditamos na realização, quando pisamos na estrada.”, relata.

10521908_856868574402849_2153103848537220362_n

Juntos, os “MochilaDores” Dalmy Gabriel, Marcelo Vassô, Gabriel Valadares e Felipe Arco passaram por São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Goiás e Brasília. Foram mais de 40 cidades e 12 mil km rodados, tudo em 89 dias. Eles ainda tiveram a companhia de Poesia, uma cadelinha que os acompanhou durante a viagem.

Para poderem se manter, eles vendiam livros por onde passavam (apesar de não serem bons de venda) “A gente se alimentava do que dava, geralmente a gente só comia macarrão, pois era barato e simples de fazer. A convivência foi uma situação complicada também, houveram muitas brigas e momentos tensos entre nós. Problemas com o carro, problemas com a polícia, lugar pra dormir, saudades de casa, tudo isso pesava em nossas costas todos os dias.

Entretanto, a experiência foi válida, apesar da saudade de casa e das dificuldades enfrentadas, eles se acostumaram com a vida na estrada. “Todo dia era um lugar novo, pessoas novas e vivências inesquecíveis. Pisar em casa foi ótimo, mas saber que a aventura tinha acabado doeu bastante.”, diz.

Graças à viagem, Arco pode espalhar suas poesias por onde passou, expandindo as chances de proporcionar pequenas felicidades à quem é surpreendido por um poema em um local inesperado. Constantemente internautas divulgam fotos de seus poemas nas redes sociais. Inclusive, algumas celebridades, ao se deparam com as poesias pelas praias brasileiras.

Sem título

Diante das novas vivências, Arco construiu seu novo livro “12 Mil Km e Infinitas Poesias”. Segundo o poeta, o livro é completamente diferente do primeiro. Ele vem com a proposta de quebrar padrões e mescla tudo o que o mochileiro viveu. “Sinto que ele tem uma pegada mais humana, mostra muito do meu amadurecimento como homem, ser humano e escritor. Mostra muito também de como ainda tenho muito que aprender.” Arco finaliza dizendo que a mensagem do livro é que “precisamos nos amar mais.”

O lançamento também terá um formato diferente – durante uma festa, que reunirá vários grupos de rap da capital mineira. “A maioria dos lançamentos acontecem em cafés e de forma monótona, quis trazer algo novo e que fosse a cara do meu trabalho.”, afirma Felipe. Além disso, aquele que comprar o ingresso, ganhará o livro, já incluso no pacote. O evento acontecerá nessa sexta-feira (15), no Mercado das Borboletas. Os interessados encontram mais informações AQUI.

11069499_795713510518356_9201653939234893596_n

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!