Polícia Militar cumpre reintegração de posse na região de Venda Nova em BH

Reprodução/Brigadas Populares

A Polícia Militar cumpre mandado de reintegração de posse, na manhã desta segunda-feira (20), no bairro Copacabana, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte.

Cerca de 200 famílias que compõem as ocupações Maria e Vitória e Maria Guerreira estão em vigília desde às 19 horas de domingo (19), contra a decisão judicial. Segundo a organização Brigadas Populares da capital, os moradores estão “prontos para resistir a qualquer violência”.

A Polícia Militar informou ter enviado 325 homens na operação, que até o momento, não registrou confrontos.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) explica que a reintegração ocorre em dois terrenos localizados na rua Argentina com rua Madrid; e rua Blumenau com rua Hidelbrando de Oliveira, os quais são propriedade da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Ainda de acordo com nota, os terrenos serão destinados à implantação do parque Madrid/Várzea de Palma.

A Brigadas Populares, em nota, informa que as ocupações Maria Vitória e Maria Guerreira — conhecidas como Marias — existem há mais de um ano, e que os moradores estão abertos à negociação.

A Bhaz conversou com uma das ativistas que está no local, a qual afirmou haver um processo de negociação em andamento, pelo qual solicitam à PBH, que seja realizado o cadastramento prévio das famílias e que aponte alternativas para o despejo.

A PBH informou que está sendo promovido o acolhimento social e apoio operacional e logístico na retomada do local.

Avatar
Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal Bhaz.