Imigrantes reagem contra reportagem preconceituosa do Caldeirão do Huck

Um grupo de imigrantes haitianos que vivem em Curitiba, no Paraná, gravaram um vídeo em protesto à uma reportagem do apresentador Luciano Huck. O material, que foi ao ar no início do mês, explora a imagem de pobreza do Haiti. “Depois do que vi, acho que a humanidade não deu certo”, disse o contratado da Globo em determinado momento.

Na reportagem, Luciano Huck mostrou o bairro Cite Soleil, que foi atingido por um terremoto em 2010 e é conhecido pela pobreza extrema. As imagens foram transmitidas durante o intervalo entre o jogo entre Brasil e Haiti, na Copa América, no dia 8 de junho.

A gravação em resposta ao apresentador foi divulgada na última segunda-feira (20) e já conta com mais de 200 mil visualizações no YouTube. No vídeo, os imigrantes explicam que o material do Caldeirão do Huck reforça a xenofobia. “Nesses últimos tempos, Haiti voltou a ser um dos destinos favoritos do Caribe. Você acabou prejudicando a imagem do país. Talvez sem querer, mas foi. Para todos os haitianos dentro e fora do país, vocês acabou prejudicando nosso orgulho de ser humano”, diz um dos estrangeiros.

“Reconhecemos o grande apoio do Brasil na liderança da Missão Paz no Haiti e nós agradecemos a concessão do visto humanitário aos irmão haitianos que procuravam e procuram uma vida melhor aqui no Brasil. Esse apoio sempre vai ficar na nossa memória” diz outro.

A iniciativa foi uma parceria com alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!