Home Notícias BH Loja para moradores de rua ‘esquenta’ a Virada Cultural de BH; entenda

Loja para moradores de rua ‘esquenta’ a Virada Cultural de BH; entenda

“É uma experiência emotiva e emocionante, você vai abraçar uma pessoa que normalmente a sociedade não enxerga”. Com essas palavras, Luciana dos Santos, organizadora do projeto The Street Store BH, descreve a sensação de ajudar o próximo. A ideia, que veio da África do Sul e chegou a Belo Horizonte em 2014, tem como objetivo a criação de uma loja abastecida por doações em que os moradores de rua podem escolher as roupas ou objetos que quiserem.

A campanha começou em janeiro de 2014, quando Luciana divulgou o projeto em seu site pessoal e, após uma semana de divulgação, recebeu cerca de 40 e-mails de pessoas querendo se voluntariar e ajudar no andamento da campanha. “A primeira edição aconteceu com a colaboração de 150 pessoas, entre elas alunos do curso de engenharia de produção da Faculdade Kennedy, e 800 moradores de rua foram beneficiados. Logo após, foram feitas ações para crianças de uma creche, na ocupação Tina Martins, em que os moradores receberam roupas, televisão e máquina de lavar”, relata Santos.

Os organizadores do projeto: Luciana Duarte e Léo Máximo (Foto: João Vítor Teófilo)
Os organizadores do projeto: Luciana Duarte e Léo Máximo (Foto: João Vítor Teófilo)

Ainda de acordo com a organizadora do projeto, os voluntários já realizaram um evento no Parque Municipal, que reuniu centenas de pessoas. “Criamos uma loja com diversos produtos, uma praça de alimentação e fizemos a reforma de 14 carroças de catadores”, completa Santos. A próxima edição acontecerá no próximo dia 10 de julho, na avenida dos Andradas, na altura do número 800, perto da entrada do Parque Municipal, juntamente com a Virada Cultural.

Os interessados em se voluntariar devem mandar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato pela página do Facebook do projeto.

13442514_877555389020980_378014711680153389_o
Reprodução/Facebook

Pontos de coleta:

– Loja Maria Carlota: rua Marquês de Paranaguá, 33, Santo Antônio

– Loja Jabuti Kids: praça Rotary Club, 23, Sion

– Loja Artes Gráficas Cândida Amorim: rua Viçosa, 43, loja 04, São Pedro

– Diretório Acadêmico da FACE/UFMG: em frente à Praça de Serviços do campus Pampulha

– Loja Fast Frame: rua Cláudio Manoel, 156, loja 03, Funcionários

Comentários