Home Guia BHAZGrupo Z de Teatro realiza oficinas e apresentações gratuitas em Belo Horizonte

Grupo Z de Teatro realiza oficinas e apresentações gratuitas em Belo Horizonte

Com 20 anos de trajetória artística e um trabalho que dialoga com a necessidade de contar histórias que digam respeito a si mesmos, ao coletivo e ao contemporâneo, o Grupo Z de Teatro traz a Belo Horizonte duas de suas criações: Insone e O Grande Circo Ínfimo.

Esses espetáculos expressam um pouco da origem do grupo, que veio da rua, por isso tem no trabalho um de seus três eixos principais de criação, somados ao corpo como instrumento de criação e ao desenvolvimento de dramaturgia própria. É por meio desse conjunto de metodologias, que o grupo conta histórias que interessem, retratem, examinem, exponham, critiquem e celebrem a si mesmos e aos múltiplos outros.

Em Insone, espetáculo de dança-teatro, o grupo conta uma história não-linear que surge a partir de um processo pessoal – rotina agitada de criação e a falta de tempo de descanso. Com um espaço de cena fora o usual, o diálogo com o público é pela partilha e proximidade. Já O Grande Circo Ínfimo traz questionamentos sobre o fazer artístico por meio da história de integrantes de uma trupe circense que se dispersou.

As apresentações são parte da temporada em Minas, que passou por São João Del Rei, e continua na capital de 1º a 6 de novembro. Além das peças, também serão ministradas a Oficina Criação Dramatúrgica: Processos e a Oficina Do Chão ao Voo, Da Palavra ao Corpo. Todas as atividades são gratuitas.

As inscrições para participação nas oficinas acontecem até sexta-feira (28). Para se inscrever basta preencher o formulário disponível na página do grupo no Facebook. O documento também pode ser solicitado por e-mail (oficinadogrupoz@gmail.com). O objetivo destas ações é promover a troca de experiência sobre o processo criativo dos trabalhos com outros artistas e estudantes de artes cênicas. Link para inscrição: http://migre.me/vh7k5

Sobre o Grupo Z

O Grupo Z de Teatro foi criado em 1996 por artistas que acreditam no teatro de grupo como caminho para a realização de um trabalho contínuo, que privilegie, além da montagem de espetáculos, a investigação de uma linguagem própria que, a um só tempo, seja fruto do fazer coletivo e engendre sua identidade.

O Grupo Z nasceu na rua e as possibilidades de relação entre cena e plateia e, consequentemente, atores e espectadores descobertas ali foram determinantes no sentido de levar os trabalhos a outros espaços, em que tais possibilidades pudessem ser experimentadas de formas distintas – até mesmo ao palco italiano.

Desde sua fundação, o grupo mantém-se em constante atividade, seja preparando seus espetáculos, fazendo temporadas dos mesmos, ou em oficinas internas em que novas questões – ou novos olhares sobre aspectos já conhecidos – sejam colocados, o que acaba por direcionar quais serão os passos seguintes.

 

Serviço:

Data: 1 e 2 de novembro

Horário: 9 horas às 13 horas

Local: Meia Ponta Espaço Cultural Ambiente (Rua Grão Pará, 185 – Santa Efigênia)

Classificação: 16 anos

 

Espetáculo Insone

Data: 3 e 4 de novembro

Horário: 20 horas

Local: Meia Ponta Espaço Cultural Ambiente (Rua Grão Pará, 185 – Santa Efigênia)

Classificação: 12 anos

 

Oficina Criação Dramatúrgica: Processos

Data: 3 e 4 de novembro

Horário: 9 às 13 horas

Local: Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613 – Horto)

Classificação: 16 anos

 

Espetáculo O Grande Circo Ínfimo em BH

Data: 5 e 6 de novembro

Horário: 21 horas e 19 horas

Local: Galpão Cine Horto (Rua Pitangui 3613 – Horto)

Classificação: 12 anos

 

Comentários