Governo de Minas oferece bolsas gratuitas de treinamento técnico no Japão; veja como participar

O Governo de Minas Gerais recebe até o dia 18 de janeiro inscrições para o Programa de Treinamento Técnico no Japão, que disponibiliza bolsas para pessoas de diversas regiões do mundo participarem de um intenso treinamento naquele país. A inciativa é fruto de uma parceria do Estado com a Província de Yamanashi. O projeto conta com mais de 1,3 mil beneficiados, de 36 países, desde que teve início.

O programa oferece duas bolsas de treinamento, sendo uma delas para servidores públicos e outra para quem não é servidor público.

Para participar, o candidato precisa preencher os formulários disponíveis abaixo e entregá-los na Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Cidade Administrativa, 1º andar – Edifício Gerais.

Bolsa para servidor público

O programa terá duração de 8 meses, com início em 21 de maio de 2017 e término em 20 de janeiro de 2018.

Para participar, o candidato deve ter ensino médio completo (concluído no Brasil), idade entre 20 e 39 anos, bom estado de saúde e estar à disposição para fortalecer as relações entre Yamanashi e Minas Gerais durante o treinamento e após o retorno ao Brasil.

Confira, a seguir, disponíveis para download, todos os formulários necessários para a inscrição de servidores públicos:

LGOTP Invitation Guidelines (Arquivo em formato PDF)

Application Form 2017 (Arquivo em formato DOC)

Pledge 2017 (Arquivo em formato DOC)

Medical Checkup 2017 (Arquivo em formato DOC)

Application Instructions 2017 (Arquivo em formato PDF)

Trainee Dispatch Notice (Arquivo em formato PDF)

Summary of Sending Organization (Arquivo em formato PDF)

Formulários Preenchidos – Exemplo (Arquivo em formato PDF)

Bolsa para quem não é servidor público 

O programa terá duração de 8 meses, com realização de 1º de junho de 2017 a 31 de janeiro de 2018. O candidato deve ter ensino médio completo (concluído no Brasil), idade entre 18 e 40 anos, bom estado de saúde e estar à disposição para fortalecer as relações entre Yamanashi e Minas Gerais durante o treinamento e após o retorno ao Brasil.

É necessário, também, que o candidato apresente uma declaração de que o vínculo empregatício será retomado após o termino do treinamento de Yamanashi. Em caso de o candidato estar desempregado no momento da candidatura, ele deverá apresentar um documento que garante a contratação dele após o treinamento.

Confira, a seguir, disponíveis para download, todos os formulários necessários para a inscrição de NÃO servidores públicos:

– Outline for the Yamanashi Overseas Technical Training Program (003) (Arquivo em PDF)

Considerações às instituições e Candidatos (anexo) (Arquivo em formato PDF)

Formulário 04 (English) (Arquivo em formato DOC)

Seleção e benefícios

O processo seletivo será constituído de três etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório e as demais de caráter classificatório. Na etapa inicial, uma Comissão Julgadora selecionará entre 3 a 5 candidatos, com base na análise dos documentos apresentados.

Na segunda fase, os candidatos participarão de entrevistas, nas quais deverão utilizar seus conhecimentos em língua inglesa e japonesa. Na sequência, na terceira etapa, os governos de Minas Gerais e de Yamanashi examinarão a documentação dos 3 (três) primeiros classificados, bem como o relatório de suas entrevistas, para seleção e classificação final.

Os trainees selecionados irão receber as bolsas do programa Yamanashi Overseas Technical Training Program. Além do treinamento, os selecionados terão os custos com a passagem área, acomodação e transporte interno oferecidos pelo governo japonês.

Da Agência Minas

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!