Bolsonaro é personagem de reportagem de jornal gringo sobre neonazismo no Brasil

Jair Bolsonaro foi personagem de reportagem de matéria sobre neonazismo no Brasil do Financial Times (Reprodução/Facebook; Reprodução/EBC)

O jornal britânico Financial Times publicou na terça-feira (10) uma reportagem sobre o neonazismo no Brasil. Com o título ‘Reivindicações do neonazismo brasileiro desafiam o mito da harmonia racial no país’, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) é personagem de destaque no texto.

Joe Leahy, autor do texto, destaca o crescimento dos grupos de extrema-direita no Brasil e os associa ao neonazismo. Ele ainda faz uma associação do parlamentar ao movimento, evidenciando episódios como quando o deputado exaltou um torturador e clamou pela volta dos militares.

O jornalista cita que o deputado nega ser neonazista; entretanto, ressalta também que atitudes e falas racistas, homofóbicas e intolerantes do parlamentar o aproxima desses grupos. O texto ainda coloca as regiões Sul e Sudeste do Brasil como as que o movimento neonazista têm mais força.

Recentemente, um site australiano classificou Bolsonaro como “o político mais abominável do mundo”.

O deputado

Jair Bolsonaro é popular nas redes sociais e já confirmou sua intenção de pleitear a Presidência da República em 2018. Deputado federal desde 1991, Jair passou quase 25 anos sem aprovar nenhum projeto na Câmara.

Polêmico, o parlamentar já viralizou nas redes por pronunciamentos muitas vezes considerados ofensivos. Entre eles, estão a dedicatória do voto favorável ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff ao Coronel Brilhante Ustra, o primeiro militar reconhecido pela Justiça como torturador na ditadura.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!