Defesa Civil: Chuva forte e risco de granizo deixam BH e região metropolitana em sobreaviso

Leitor registra céu encoberto em Belo Horizonte (Reprodução)

A Defesa Civil de Belo Horizonte alerta para o risco de granizo na região metropolitana nas próximas horas. Segundo o órgão da administração municipal, as áreas que compreendem no limite da região Norte da capital com Santa Luzia e Ribeirão das Neves estão em sobreaviso.

Desde a manhã dessa quarta-feira (11), a capital está sob alerta de risco de pancadas de chuvas acompanhadas de raios e ventos com velocidade em torno de 60 km/h.

Por volta das 16h, a Defesa Civil informava que nuvens carregadas se deslocavam da região Central do Estado, contribuindo para formação de áreas de instabilidade na capital. É esperado um volume de chuva de 20 a 40 mm — o que é considerado chuva forte de acordo com os parâmetros utilizados para análises de intensidade de precipitações.

Moradores da região Nordeste de Belo Horizonte já registravam, às 18h, ocorrência de chuva forte seguida de ventos e raios. “Chuva muito forte aqui na região Nordeste de BH, bairro Acaiaca. Muitos raios”, relata um leitor que encaminhou um vídeo à redação.

Ainda segundo a administração municipal, o tempo quente registrado nos últimos dias contribui para os níveis de precipitação previstos para esta quarta. Na tarde de hoje, Belo Horizonte registrou máxima 30°C com umidade do ar na casa dos 45%, conforme informações do Centro de Climatologia PUC Minas TempoClima.

Recomendações

A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas próximas a córregos e ribeirões em momento de chuva. Evitar buscar refúgio debaixo de árvores e estacionar veículos em ruas arborizadas também está entre as recomendações do órgão.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!