Kalil anuncia ampliar projeto para incentivar o grafite em Belo Horizonte

Grafite
O grafite será inserido em pautas culturais (Savio Leite)

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), anunciou um novo projeto de incentivo ao grafite na cidade. A prefeitura da capital mineira ainda está definindo os últimos detalhes, mas adiantou que realizará um concurso para colorir o município e premiar os artistas. O nome da ação será uma homenagem ao artista Profeta Gentileza, famoso no Rio de Janeiro – e no Brasil – por sua frase “Gentileza gera gentileza”.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira, o projeto vai incluir o grafite dentro das propostas sociais e culturais da prefeitura. “Vamos criar políticas públicas de valorização. A ideia é desburocratizar e incentivar ações voltadas a música, dança, grafite e outras artes urbanas. Vamos fazer oficinas e debates sobre o tema com a sociedade”, diz.

O presidente ressalta que algumas áreas da capital serão pintadas em breve. “Estamos mapeando espaços públicos e privados para pintar telas. Os artistas serão selecionados e vão receber premiações para fazer a arte. Vamos deixar a cidade, cada vez mais, contemporânea. Afinal, o grafite é uma arte moderna e tem de ser interpretada como os azulejos do século 18. Por isso, vamos incluir esse conceito em festivais de música, literatura etc., para levar adiante os ensinamentos do Profeta Gentileza”, acrescenta Oliveira.

Telas Urbanas

A ação anunciada pelo prefeito é um aprimoramento de uma iniciativa já existente em BH. Em 2015, o projeto Telas Urbanas, desenvolvido pela prefeitura junto à Fundação Municipal de Cultura (FMC), reuniu 42 artistas para grafitar muros na regional Norte. As avenidas Pedro I, Antônio Carlos e Portugal receberam as artes.

Em 2016, o Telas Urbanas voltou a acontecer. Desta vez, 41 artistas foram selecionados e pintaram os muros da mesma região. O projeto era feito por edital e separado por categorias. Grafites com área de aproximadamente 24m² recebiam recursos de cerca de R$ 2 mil.

Questionado sobre o fim do antigo projeto, Oliveira negou e prometeu dar continuidade. “O Telas Urbanas é um projeto muito bacana e que teve um retorno muito positivo. Ele não vai acabar, pelo contrário, será ampliado dentro do ‘Projeto Profeta Gentileza’. A ideia é a mesma. Vamos premiar os artistas e incentivá-los. Ou seja, o antigo programa será englobado pelo novo”, afirma o presidente.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!