[Farsa ou Fato] PM de Minas irá aderir a movimento nacional de paralisação nesta semana?

policia militar de minas
Divulgação/Agência Minas

A onda de crimes que tem marcado a semana no Espírito Santo se transformou em motivo de preocupação para os mineiros. Fotos e vídeos publicados em redes sociais nos últimos dias dão conta de que a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) também pode ser impedida de atuar nas ruas, o que levaria a um caos semelhante ao visto principalmente na Grande Vitória. Mas será que isso é verdade? O Bhaz apurou mais informações sobre a origem dos alertas.

As mensagens sobre a suposta paralisação têm sido compartilhadas por meio do Facebook e do Twitter. Em um vídeo, é possível ver o deputado Sargento Rodrigues (PDT) em cima de um trio durante um protesto em frente à Assembleia Legislativa. Ele aparece ao lado do Cabo Coelho, presidente do Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CSCS PM/CBM-MG). Na gravação, os dois falam sobre o aquartelamento dos policiais, ou seja, a possibilidade de todos ficarem reclusos dentro dos batalhões e companhias por tempo indeterminado.

Internautas falam sobre o mesmo assunto em diversas outras postagens nas redes sociais. Em uma publicação, existe a informação de que a PMMG terá as atividades paralisadas, assim como as corporações do Alagoas, Piauí, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Segundo o texto, o alerta foi emitido por um militar da ativa.

O conteúdo foi postado em diversas páginas que apoiam a intervenção militar. Veja alguns dos compartilhamentos abaixo:

Mas a PMMG pode realmente suspender suas operações em todo o Estado nesta semana?

Segundo a assessoria de imprensa da corporação, o vídeo que repercute entre internautas mineiros foi gravado ainda em 2016 durante uma manifestação em que policiais se posicionavam contra o Projeto de Lei Complementar (PLC) 257. A proposta se transformou em alvo de críticas e protestos por sugerir o congelamento do plano de carreira da categoria.

Ainda de acordo com a PM mineira, nenhum dos conteúdos que viralizaram nas redes sociais relacionados à corporação são recentes.

“Não há, na atualidade, nenhum vídeo ou mensagens de autoridades, de membros do legislativo, de associações ou de policiais da PMMG que reverberem ou que se associem a situações ocorridas no estado vizinho”, ressaltou a PMMG por meio de nota.

Portanto, a informação de que policiais mineiros ficarão aquartelados e impedidos de atuar nas ruas é apontada, neste primeiro momento, como uma Farsa.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!