Ativista é detida em bloco no Morro das Pedras após questionar abordagem da PM

Daniela Tiffany/Reprodução

Uma integrante do movimento Negras Ativas foi presa na manhã desta quarta-feira (1º) durante os preparativos para a concentração do Bloco Arrasta Favela. Vanessa Beco, de 44 anos, apoiava a organização do evento no Morro das Pedras, na região Oeste de BH, quando viaturas da Polícia Militar (PM) chegaram ao local. Testemunhas alegam que ela apenas questionou excessos na abordagem aos foliões. Já as autoridades garantem que houve desobediência por parte da ativista.

Uma das apoiadoras do evento, Priscila Tomas, de 26 anos, acompanhou a ocorrência. Ela conta que os membros do grupo organizavam o início do bloco, quando a PM chegou e começou a abordar as pessoas. “Eles pediram documentos de identificação, começaram a fazer questionamentos sobre o evento e a respeito da presença da Vanessa no local”, diz.

A jovem conta que Vanessa foi abordada pelos militares de maneira desproporcional e, por isso, começou a questionar a ação. “Ela disse que aquilo era desnecessário, pois o bloco era um evento legalizado. Os policiais disseram que estavam perdendo a paciência e a população começou a se revoltar. Não houve diálogo. Prenderam ela e pegaram o celular de um rapaz que filmou toda a ação”, conta.

A assessoria de comunicação do 22º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento na região, informou que as viaturas chegaram no aglomerado por volta das 11h. Os militares teriam se apresentado para dar apoio ao evento. Porém avistaram duas pessoas montando uma barraca no meio da rua e quiseram saber quem eram os responsáveis.

A corporação alega que Vanessa se negou a fornecer seus dados. Segundo relato dos militares, a ativista passou a xingar os policiais de racistas e opressores no microfone, incitando a população. Por isso, ela foi detida e encaminhada à delegacia sob a acusação de desobediência. A PM também afirma que um celular foi apreendido com o objetivo de utilizar imagens como prova da suposta transgressão.

A militante está na delegacia de Unidade de Flagrantes (Uniflan) Barreiro, na avenida Sinfrônio Brochado. Alguns moradores do aglomerado protestam na porta da delegacia na tarde desta quarta-feira. Até o fechamento desta matéria, Vanessa ainda não havia sido liberada.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!