Em plenária, João Leite afirma gostar do modelo de ‘mulher silenciosa’

O discurso, considerado machista, foi proferido à deputada Geisa Teixeira (Suzana Oliveira/Sarah Torres/ALMG)

O deputado estadual e ex-candidato à prefeitura de BH João Leite (PSDB) cometeu uma gafe ao homenagear em plenária o Dia Internacional da Mulher, comemorado na quarta (8). O tucano elogiava o fato de a parlamentar Geisa Teixeira (PT) estar presidindo a sessão e disse que “gosta do modelo de mulher na mesa, educada, amável e silenciosa”.

A utilização do adjetivo “silenciosa” foi o principal alvo de críticas. Confira o pronunciamento:

Em nota oficial, a deputada Geisa Teixeira afirmou que “nenhuma mulher que ocupa um lugar em um parlamento é uma mulher silenciosa”, fazendo referência a pouca representatividade feminina na política. A petista ainda completou dizendo que sua história é de muita luta e que, se chegou ao cargo que ocupa, foi com muita voz e luta.

Teixeira ainda nega o fato de ter sido silenciosa enquanto presidente da sessão. “Fui a primeira a utilizar a tribuna, onde defendi maior participação das mulheres na política e denunciei vários tipos de violência praticados contra as mulheres”, completa.

Em resposta, João Leite afirma que o vídeo foi editado e colocado fora de contexto. O tucano disse que estava se referindo à boa condução da deputada Geisa na Presidência, que estava calada e logo após “tomou uma decisão firme”.

Leite ainda nega que tenta silenciar mulheres na Assembleia Legislativa, afirma que sua luta contra a violência é antiga e que considera “lamentável” tais tipos de atitude que tentam destruir reputações. “Uma vida voltada para a defesa da mulher, especialmente defendendo permanentemente o protagonismo da mulher”, disse em vídeo publicado.

Atualmente, apenas seis dos 77 deputados estaduais mineiros são mulheres, o que representa uma taxa de 7,7%.

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!