Getúlio Vargas deverá ser fechada aos domingos para lazer a partir de abril

getúlio vargas fechada aos domingos(1)
Reprodução/Flickr PBH

A avenida Getúlio Vargas, na região da Savassi, deve ser fechada aos domingos para receber intervenções de lazer, esporte e cultura a partir de abril. O projeto, que circula desde janeiro, foi discutido em audiência pública na manhã dessa terça-feira (14), realizada na rua Antônio de Albuquerque. Para a realização dos eventos, o trânsito da via será interditado.

A proposta prevê, inicialmente, o fechamento da Getúlio Vargas, entre a avenida Cristóvão Colombo e a rua Rio Grande do Norte. O espaço, no entanto, pode ser estendido até a Alagoas, a depender das adaptações. A ideia é atrair famílias, ciclistas, skatistas e quem mais queira desfrutar do espaço público. Segundo o diretor do Conselho Savassi da CDL-BH, Alessandro Runcini – um dos idealizadores do projeto -, a proposta deve ser implantada até o fim de abril.

“Escolhemos fechar um trecho menor para não existir dificuldades de liberação. Na audiência, acertamos com representantes de diversos órgãos e o prazo para iniciarmos o evento é até dia 30 de abril”, contou Runcini ao Bhaz, que espera já no segundo domingo do mês (16) colocar a intervenção em prática.

Procurada pelo Bhaz, a BHTrans afirmou que está estudando a viabilização do trânsito para a realização do projeto, mas ainda não existe uma data exata para a implantação.

O fechamento ocorrerá das 9h às 14h e, de acordo com Runcini, será positivo tanto para os comerciantes quanto para os moradores. “A ideia agradou todo mundo, tanto os lojistas, principalmente do setor gastronômico, quanto os moradores e transeuntes da região, que poderão aproveitar de um lugar ímpar. Quanto mais espaço para o público e para eventos, melhor”.

Sobre a possibilidade do conforto dos moradores ser afetado, o dirigente da CDL garante: “faremos microeventos de baixo impacto e, como acontecerá durante o dia, não teremos problemas com desordem”. A ideia é levar música, brinquedos para crianças e até exposições para o local.

Paulista Aberta

A proposta, encabeçada pela CDL, é semelhante à prática realizada na avenida Paulista, em São Paulo. Aos domingos, o famoso trecho é fechado para carros e ônibus e aberto aos moradores, que utilizam o espaço para encontros, práticas de esporte, intervenções culturais e lazer.

Letícia Almeida

Letícia Almeida é redatora no Portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!