Sai lista com nomeação de 1,5 mil professores em Minas Gerais

Reprodução/EBC

O Governo de Minas nomeou na quarta-feira (15) 1,5 mil professores na rede estadual de ensino. As designações, decorrentes de concurso público realizado em 2014, foram publicadas na edição do Diário Oficial de Minas Gerais (confira a lista).

No total, segundo informou a Secretaria de Estado de Educação, 3 mil educadores foram integrados ao quadro de servidores efetivos do governo em 2017. Com isso, o Estado atinge a marca de 41.051 trabalhadores em exercício na rede estadual de ensino.

Outras 20 mil nomeações ainda estão previstas para este ano, segundo informou o deputado estadual Rogério Correia (PT), em publicação no Facebook.

As novas designações fazem parte do acordo assinado pelo governador Fernando Pimentel (PT) com educadores, em maio de 2015. Além disso, o governo assumiu o compromisso de equiparar o salário da categoria ao piso nacional.

Desde então, o Estado vem cumprindo o piso, mas ainda há um passivo de três meses em que o valor reajustado não foi repassado aos servidores, conforme informações do Sind-UTE-MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais).

Na avaliação da secretária Macaé Evaristo (Educação), as novas nomeações contribuem para consolidar o sistema de educação no interior do Estado, além de contribuir para melhorar a qualidade do serviço.

“Mais que um passo para o cumprimento do acordo, com as nomeações dos servidores da educação estamos caminhando para o fortalecimento pedagógico das escolas e contribuindo para um quadro de profissionais efetivos com um maior vínculo com a instituição escolar e portanto com a aprendizagem dos alunos ”, afirmou a titular da pasta.

Salário

Em janeiro deste ano, o Ministério da Educação anunciou o reajuste em 7,6% do piso salarial dos professores. Com o aumento, a menor remuneração paga ao magistério do país deve subir dos atuais R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80 — o que representa incremento de 1,35% acima da inflação acumulada de 2016.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!