[Farsa ou Fato] Radares que flagram uso de celular serão instalados em avenidas de BH?

radares bh
Reprodução/Google Street View

Nos últimos dias, usuários do Whatsapp têm recebido um alerta a respeito de novos radares que serão instalados em grandes avenidas de BH. Na mensagem, há a informação de que se tratam de “aparelhos de última geração capazes de identificar condutores usando celulares, sem o cinto de segurança e carros com multas em atraso”.

A mensagem atenta ainda para viaturas que fiscalizarão os automóveis para autuá-los. “As viaturas ficarão esperando os carros atrasados, com motorista sem cinto e ao telefone celular para multar. Serão informados via rádio e mandarão encostar pra entregar a multa ou rebocar”, completa. O aviso viralizou entre os grupos e tem deixado o belo-horizontino desconfiado.

Reprodução

Atualmente, na capital mineira, existem quatro diferentes tipos de fiscalização por radar: excesso de velocidade, detector de invasão de faixas exclusivas a ônibus, detector de avanço do semáforo e fiscalização de caminhões. Ao todo, são 350 aparelhos espalhados por BH em pontos, segundo a BHTrans, com histórico de acidentes e intenso fluxo de veículos e pedestres.

Mas, no Brasil, já existem dispositivos que capturam imagens internas do veículo. “Em cidades como São Paulo, por exemplo, este tipo de equipamento já funciona. São câmeras que captam imagens do veículo em movimento e conseguem flagrar caso o motorista esteja sem cinto, por exemplo. Essa é uma informação usada para segurança passiva do trânsito, que é capaz de minimizar as chances de ocorrer acidente”, afirmou o professor Dimas Alberto, do Departamento de Engenharia de Transporte da UFMG.

Bom, será então que a novidade está prestes a chegar em Belo Horizonte?

Procurada pela reportagem, a BHTrans descartou qualquer possibilidade de instalar esse tipo de radar na capital mineira. Não há, segundo a assessoria da empresa de trânsito, nenhum plano para a aquisição desses aparelhos.

Portanto, a instalação de radares capazes de capturar imagens internas do veículo – como cinto de segurança e uso do celular – é uma FARSA.

Letícia Almeida

Letícia Almeida é redatora no Portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!