Governo de Minas divulga novas datas para pagamento de servidores

O Governo de Minas atualizou nesta terça-feira (21) o calendário de pagamento dos servidores para o segundo trimestre de 2017. Entre abril e junho, conforme circular encaminhada a representantes sindicais, os funcionários públicos do Estado começarão a embolsar os vencimentos somente a partir da segunda semana de cada mês.

Ainda de acordo com comunicado da Secretaria de Estado de Planejamento, há a possibilidade de alteração das datas conforme o fluxo do caixa estadual. “Caso ocorra qualquer melhora, neste período, do fluxo de receitas estaduais, a escala será alterada e os sindicatos serão comunicados com antecedência”, diz o texto.

A princípio, entretanto, está previsto o pagamento da primeira parcela referente ao mês trabalhado em março somente em 12 de abril. As outras parcelas deverão ser pagas nos dias 19 e 25. Em maio, está prevista a liberação dos vencimentos nos dias 11, 17 e 22. Ao fim do trimestre, o funcionalismo deverá receber nos dias 12, 19 e 22 de junho.

Reprodução/Seplag

Um ano

Em fevereiro, Minas Gerais completou um ano em que vem parcelando os vencimentos dos servidores. Em anúncio sobre a necessidade de manter a medida neste ano, o secretário Helvécio Magalhães (Planejamento) alegou que a folha de pagamento consome R$ 3 bilhões do orçamento mensal do Estado.

Desde então, cerca de 30% do funcionalismo público estadual — com vencimentos acima de R$ 3 mil — vem recebendo os salários de forma parcelada.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!