Ministério do Turismo oferece cursos gratuitos para estudantes de 19 cidades mineiras

Aulas devem começar em agosto (Reprodução/MTur/Agenda2020/ManuelFabaOrtega)

O Ministério do Turismo (MTur) vai oferecer 10 mil vagas de nível médio técnico para estudantes de escolas públicas de todo Brasil. São oito cursos gratuitos: agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar. A região Sudeste contará com 1.240 vagas no programa. As oportunidades serão distribuídas entre Minas Gerais e São Paulo.

Os cursos fazem parte do MedioTec, a nova modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em Minas, 19 cidades serão contempladas com o programa. São elas: Alfenas; Bueno Brandão; Camanducaia; Cambuí; Carangola; Caxambu; Extrema; Gonçalves; Governador Valadares; Guanhães, Jaboticatubas; Lavras; Passos; Ponte Nova; Pouso Alegre; São Thomé das Letras; Três Marias; Unaí e Varginha.

Agora, a Secretaria Estadual de Turismo de Minas Gerais deve alinhar todos os detalhes dos cursos com a Secretaria de Educação. Os órgãos vão definir tanto a data de início das aulas quanto as formas de inscrição.

De acordo com o MTur, a previsão é de que as aulas comecem em agosto. Os cursos são presenciais, em horários diferentes das aulas regulares do ensino médio, e ministrados por entidades cadastradas pelo Ministério da Educação (MEC).

No início do ano, foram anunciadas 20 mil vagas em cursos técnicos na área cultural. Segundo o MEC, o programa pretende oferecer um total de 82 mil vagas para estudantes em variadas áreas. Outras informações sobre o programa estarão disponíveis no site do MTur ou do MEC.

Com Agência Brasil

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!