Sinal analógico será desligado em BH e na região metropolitana em julho

Reprodução/Agência Brasil

A Prefeitura de Belo Horizonte vai dar início à campanha de substituição do sinal de TV analógico para o digital na capital. A previsão é de que a mudança seja totalmente estabelecida em BH no dia 27 de julho. As outras 33 cidades da região metropolitana e mais quatro municípios da região Central de Minas também estão incluídos na mudança.

Na próxima quinta-feira (6), o prefeito Alexandre Kalil (PHS) se reunirá com especialistas para divulgar a campanha com mais detalhes. O desligamento do sinal analógico segue um cronograma definido pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Entretanto, as emissoras de TV com sinal analógico devem começar a veicular inserções informando sobre o desligamento do sinal analógico. Sendo assim, a partir do dia 12 de maio, quem assiste à TV com esse tipo de transmissão vai perceber a campanha de desligamento do sinal.

Não é necessário esperar até 27 de julho para sincronizar o sinal digital. O sistema já está disponível na capital e região metropolitana. Para isso, é preciso instalar um conversor e uma antena externa.

As TVs mais modernas já têm um conversor integrado. Nessas, basta conectar a antena externa na TV e sintonizar os canais. O sinal digital tem alta qualidade de som e uma imagem perfeita, sem interferências. Os aparelhos de tubo, mais antigos, também vão precisar de um conversor. Será preciso ligar a antena externa no conversor e plugar o conversor na TV.

Kit gratuito

O governo federal vai distribuir gratuitamente para 422 mil famílias, espalhadas por todo o Brasil, kits contendo: conversor, antena, cabos e conectores. Essas famílias devem fazer parte de algum programa social, como Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida, Pronatec, e Bolsa Família.

Para saber quem pode receber os benefícios e quem tem direito ao kit gratuitamente disque para 147 ou acesse o site do programa.

Cidades afetadas

Veja quais são os municípios que terão as transmissões analógicas de TV desligadas no dia 27 de julho:

Araçaí

Baldim

Belo Horizonte

Betim

Brumadinho

Cachoeira da Prata

Caeté, Capim Branco

Confins

Contagem

Esmeraldas

Florestal

Fortuna de Minas

Funilândia

Ibirité

Igarapé

Inhaúma

Itaúna

Jequitibá

Juatuba

Lagoa Santa

Mário Campos

Mateus Leme

Matozinhos

Nova Lima

Pedro Leopoldo

Prudente de Morais

Raposos

Ribeirão das Neves

Rio Acima

Sabará

Santa Luzia

São Joaquim de Bicas

São José da Lapa

São José da Varginha

Sarzedo

Sete Lagoas

Taquaraçu de Minas

Vespasiano

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!