Sem chuva! Cidades mineiras declaram situação de emergência causada pela estiagem

Divulgação/Agência Minas

Mais 40 municípios tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal por causa da estiagem prolongada ou por estragos causados por chuvas fortes. Decreto publicado nessa quarta-feira (5) pelo Ministério da Integração Nacional no Diário Oficial da União beneficia cidades de dez Estados: Amapá, Bahia, no Maranhão, Pará, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Sergipe e São Paulo.

Dezenove municípios tiveram a emergência reconhecida por causa da seca prolongada e estiagem, entre eles as cidades mineiras de Serranópolis de Minas, Luislândia, Ponto Chique, Bocaiúva e Indaiabira.

Já os municípios de Aripuanã, Confresa, Luciara e Porto Alegre do Norte, todos em Mato Grosso, estão na lista dos 21 que tiveram a situação de emergência reconhecida por causa de chuvas intensas, alagamentos, inundações ou enxurradas.

O reconhecimento federal permite que as prefeituras solicitem apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.

Os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta ao ministério. Após a análise técnica da Sedec, o governo define o valor do recurso a ser disponibilizado. Veja a lista dos 40 municípios que estão em situação de emergência.

Da Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!