Uber pra quê? Aplicativo de caronas gratuitas oferece desconto na gasolina e alcança 60 mil usuários em BH

Divulgação/Zumpy + Yuran Khan/Bhaz

O Zumpy é um aplicativo de caronas gratuitas, que tem o objetivo de reduzir o número de veículos no trânsito. Desde o seu lançamento em 2015, o aplicativo conseguiu alcançar 72 mil usuários, sendo 60 mil somente em BH e região metropolitana. Além disso, a plataforma também oferece descontos para abastecer e promoções para jogos de futebol.

A ideia é do empresário André Andrade, fundador do aplicativo. “A dificuldade na locomoção no trânsito foi o principal fator para o surgimento do Zumpy. Andando por BH, percebi que a maioria dos veículos estavam com somente um ocupante, o motorista. Após uma pesquisa, descobri que isso acontece com 70% dos automóveis da capital”, comenta André ao Bhaz.

Além disso, é uma criação totalmente sustentável, que já gera resultados nestes pouco mais de dois anos de lançamento. “São mais de 3.650 toneladas de dióxido de carbono (CO2) que deixaram de ser lançadas na atmosfera e mais de 180 mil pessoas beneficiadas com as caronas”, comenta André. Dessa forma, o aplicativo também ajuda a diminuir a poluição e o tempo gasto no trânsito, o que pode trazer um impacto positivo no tráfego urbano.

O usuário tem a opção de oferecer ou escolher entre uma carona pública ou segmentada, com filtros para garantir a segurança das pessoas. “Você pode escolher a sua forma de carona. Se for mulher por exemplo, pode determinar que só quer pegar carona com mulheres. Você também pode criar um grupo de caronas com amigos do Facebook ou do trabalho. Há também a opção de carona pública, na qual você coloca o horário e dia que precisa de carona e o Zumpy te mostra opções de pessoas que estão oferecendo transporte”, completa o fundador do aplicativo.

O estudante Gustavo Massensine conheceu o app através de um amigo no final de 2015. “Eu baixei e achei interessante pelos benefícios e descontos que ele oferece. Uso mais para trocar em cupons de gasolina e para sorteio de ingressos para jogos de futebol”, comenta o estudante. A questão de sustentabilidade é outro fator que chama a atenção. “Acho a ideia muito útil porque você pode ajudar alguém, dando uma carona, ou ser ajudado, recebendo a carona, e ainda diminui os carros nas ruas”, completa Gustavo.

E a ideia não ficou restrita somente à capital mineira. “Expandimos para outras cidades como Brasília (DF), Curitiba (PR) e Sorocaba (SP). A ideia é levar o aplicativo para cada vez mais municípios”, afirma o criador do aplicativo.

Descontos na gasolina

O aplicativo também oferece descontos para o abastecimento. Basta acessar o menu e entrar em promoções. “É bem simples. O Zumpy vai gerar um cupom eletrônico, após isso, é só ir até um dos postos credenciados, mostrar o celular e abastecer com desconto”, comenta o empresário. “Inclusive, nesta terça-feira começa uma promoção de gasolina a R$3,38”, completa André Andrade.

Jogos no Mineirão

Outro atributo do aplicativo de caronas são as promoções para ir na Tribuna do Mineirão assistir a jogos de América, Atlético e Cruzeiro, que atraem centenas de usuários em cada jogo. “Temos uma parceria com a Minas Arena, administradora do Mineirão. Em cada jogo realizado no estádio, sorteamos pares de ingressos para quem cadastrar uma rota de carona até o Mineirão no dia do jogo”, comenta André.

A ideia com as caronas em dias de jogos é também para reduzir o congestionamento no entorno do estádio. “O Mineirão conta com 1,8 mil vagas de estacionamento. Então, além de ser uma medida sustentável, é também uma forma de incentivar os torcedores a diminuir os engarrafamentos em dias de jogos”, completa o criador do Zumpy.

Para quem ficou interessado, o download pode ser feito pela Appstore ou Google Play.

Atualizada às 11h32 de 12/04/2017

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!