[Farsa ou Fato] Traficante colocou ‘boca de fumo’ da Pampulha à venda na internet?

Reprodução/Twitter

Um anúncio inusitado chamou a atenção de usuários do site de vendas OLX e rapidamente se transformou em um viral nas redes sociais, principalmente entre os belo-horizontinos. Isso porque o “produto” comercializado seria uma boca de fumo localizada no bairro Santa Mônica, na região da Pampulha. “Vendo boca de fumo (beco)” diz o título publicação compartilhada em sites de humor, perfis no Instagram e por tuíteiros de todo o Brasil ao longo da última semana.

O responsável pela divulgação ainda descreveu com detalhes a dinâmica que envolve o local e a suposta venda dele. “(…) boca está em bom estado de conservação, boa clientela, vai com os contatos dos fornecedores, nunca levou baculejo (…)”, diz a legenda do anúncio postado em 30 de março. Segundo o anunciante, o ponto de venda de drogas seria vendido por R$ 10 mil.

E os internautas não economizaram nas brincadeiras, é claro. “Você percebe que não está fácil quando vê um anúncio desses”, se divertiu um rapaz. “A crise chegou”, comentou outro. “Brasileiro precisa ser estudado”, sugeriu um terceiro usuário do Twitter.

Mas, será que a “boca de fumo” fica mesmo em BH? 

Em uma busca rápida realizada no Google Imagens, a foto que aparece no anúncio é associada a um vídeo que mostra parte da Rocinha, uma das favelas mais famosas do Rio de Janeiro. Várias outras gravações também registram o mesmo local da imagem divulgada por meio do OLX.

O beco 99, como a área é conhecida, conta com um poste e um portão que confirmam a localização da suposta “boca” na Rocinha (RJ). Portanto, a informação de que ela ficaria no bairro Santa Mônica, na região da Pampulha em Belo Horizonte, trata-se de uma Farsa.

O beco 99 pode ser visto no vídeo abaixo a partir dos 1:15

Por meio de nota, a OLX informou que repudia o mau uso das ferramentas da internet e que a atitude do usuário vai contra as regra da empresa. A OLX afirma que o anúncio foi removido pelo próprio usuário e que ele acabou banido, já que teve a conta bloqueada permanentemente.

Veja na íntegra:

“A OLX esclarece que a atividade da empresa consiste na disponibilização de espaço para que usuários possam anunciar e encontrar produtos e serviços de forma fácil e rápida. Diariamente, cerca de 500 mil novos anúncios são inseridos na plataforma pelos usuários.

A OLX reforça que a ferramenta foi criada para auxiliar no desenvolvimento social e econômico do país e que os usuários devem respeitar os Termos e Condições de Uso do site. Infelizmente, algumas vezes as ferramentas da Internet são utilizadas por terceiros de má índole. A empresa repudia este tipo de atitude, pois ela vai contra as regras da OLX.

Vale lembrar que a OLX também disponibiliza um botão de denúncia em todos os seus anúncios, possibilitando que qualquer pessoa denuncie eventuais práticas irregulares ou conteúdos indevidos. Nestes casos, a empresa consegue deletar o anúncio e banir o usuário da plataforma.

No caso em questão, o anúncio foi removido pelo próprio usuário, que teve sua conta bloqueada permanentemente pela OLX. A OLX reforça que está sempre à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário para a apuração dos fatos.

Atenciosamente,

Time OLX”.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!