Michael Jackson, Paul McCartney e Beethoven! Orquestra formada por jovens se apresenta em Ibirité

Divulgação/Orquestra Jovem Gerais

A Orquestra Jovem Gerais fará sua primeira apresentação de 2017 na próxima terça-feira (25), no Teatro Municipal de Ibirité. Composta por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a Jovem Gerais terá agora a reestreia do maestro Andersen Viana na regência dos 250 alunos da instituição.

No programa estão obras como as de Ludwig Van Beethoven, Paul McCartney, Antônio Carlos Jobim, Michael Jackson e, dentre outras, músicas do próprio maestro Andersen Viana, totalizando 1h15 de música orquestral. O projeto tem duas orquestras em atividade. As composições serão tocadas pela Orquestra Infantojuvenil Doutor Milton Dias, com regência de Renato Pedroso e pela Orquestra Jovem Gerais, que agora é conduzida por Andersen Viana.

Em 2006, Andersen Viana já havia sido maestro da Orquestra Jovem Gerais, permanecendo como regente até 2010. “Eu sempre tive um grande apreço pelo trabalho na Orquestra Jovem Gerais. A orquestra está cada vez melhor, com novos integrantes e novos instrumentos.” comenta o maestro. Meio às oportunidades do mundo musical, Andersen retorna à ONG neste ano com dedicação e competência musical com os alunos participantes da orquestra.

Divulgação/Orquestra Jovem Gerais

Maestro Andersen Viana

Andersen Viana é PhD em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como maestro-compositor, produtor cultural e leciona diversas matérias musicais na Fundação Clóvis Salgado-Palácio das Artes em Belo Horizonte. Além de eventualmente ministrar palestras em universidades pelo país e exterior. Andersen iniciou seus estudos com seu pai – Sebastião Vianna (revisor e assistente de Heitor Villa-Lobos) – e posteriormente nas seguintes instituições musicais no Brasil, Itália e Suécia: UFMG, UFBA, Reale Accademia di Bologna, Arts Academy of Rome, Accademia Chigiana di Siena, Royal University College of Music in Stockholm.

Por sua obra musical, recebeu 27 premiações no Brasil e exterior, incluindo o “Prix de Composition” no I Concurso de Composição – Festin Choral 2013 na França, 1º Lugar no “Concurso Internacional de Composição Susanville Symphony 2012” nos EUA, 1º Lugar no Concurso Internacional de Composição” Lys Music Orchestra 2001” na Bélgica, 1º Lugar e o “Prêmio do Público” no “Concurso Internacional de Composição Lambersart 2006” na França.

Em seu catálogo atual constam cerca de 400 obras compostas para vozes, instrumentos acústicos e eletrônicos. Em 2002, realizou uma das raras gravações de um maestro-compositor brasileiro na direção da renomada orquestra Moravska Filarmonie da República Tcheca, e em 2007 gravou suas obras com a Orquestra Russa Estatal de Cinema em Moscou.

Divulgação/Orquestra Jovem Gerais

Orquestra Jovem Gerais

Transformação social é a experiência que crianças e adolescentes vivem na Orquestra Jovem Gerais. Fundada em 1997, a instituição desenvolve arte, cultura e educação na vida de seus alunos, que são moradores de localidades em situação de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A obra social foi idealizada por Renato Almeida e Rosiane Reis. Atualmente, os dois coordenadores da entidade.

Ao longo dos anos, mais de 1,5 mil alunos passaram pela orquestra. Vários jovens já fizeram turnês internacionais e nacionais, como músicos da instituição. Ao longo do tempo, cerca de 240 mil espectadores assistiram aos concertos de música orquestral, que já somam mais de 400 apresentações. Atualmente, 250 alunos frequentam cursos de instrumentos de orquestra, ou seja, de cordas, madeiras, metais e percussão.

Divulgação/Orquestra Jovem Gerais

Serviço

O que? Apresentação da Orquestra Jovem Gerais
Quando? 25/04 (terça-feira), às 19h30
Onde? Teatro Municipal de Ibirité (Rua Silveira, 47 – Centro/Ibirité)
Ingressos? Gratuitos, com retirada dia 24/04 (segunda-feira), na bilheteria do Teatro Municipal de Ibirité

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!