Via que ligará Santa Lúcia com avenida Nossa Senhora do Carmo ficará pronta em 2018, diz Kalil

Rodrigo Clemente/PBH

A via de ligação entre as avenidas Arthur Bernardes e Nossa Senhora do Carmo por meio do Aglomerado Santa Lúcia, na Zona Sul de Belo Horizonte, ficará pronta em meados de 2018. Essa é a previsão do prefeito Alexandre Kalil (PHS), que esteve no complexo nesta terça-feira (25) para acompanhar o andamento do Programa Vila Viva Santa Lúcia — conjunto de obras que incluem abertura de ruas, implementação de rede de esgoto e construção de moradias.

Para cumprir esse prazo, entretanto, o gestor dependerá de uma decisão favorável à administração municipal na Justiça: 16 pontos contemplados pelo projeto precisarão ser desapropriados. “O problema não é da obra, não é dinheiro, não é da empreiteira. É das desapropriações, o problema está judicializado”, avaliou o prefeito. “Se conseguirmos fazer as desapropriações que faltam, que são 16 ao todo, em um prazo muito curto, acredito que, até o meio do ano que vem, a obra será entregue à população”.

Com extensão de 600 metros, a via do Bicão, prevista no projeto, consiste em uma via de interligação entre as avenidas Artur Bernardes e Nossa Senhora do Carmo. O investimento — contemplando o total de intervenções do Programa Vila Viva, que beneficiará 4,4 mil famílias — é de R$ 139,2 milhões. A maior parte do montante (85%) foi garantido por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Outros R$ 21,1 milhões foram empenhados com recursos do próprio município.

Via do Bicão vai ligar as avenidas Artur Bernardes e Nossa Senhora do Carmo (Rodrigo Clemente/PBH)

Moradias populares

Além das obras de intervenções urbanísticas, o programa Vila Viva Santa Lucia prevê a entrega de 587 unidades habitacionais até 2018. Desse total, segundo a administração municipal, 411 já foram entregues. Segundo os últimos dados da Fundação João Pinheiro, o déficit habitacional em Belo Horizonte e região metropolitana em 2014 era de 155 mil domicílios.

Obras

Confira as intervenções viárias que estão sendo feitas no Aglomerado Santa Lúcia:

  • Alargamento da rua principal;
  • Abertura da rua Gomes Ferraz – alargamento do beco, ligando a via do Bicão e garantindo acesso à rua Principal;
  • Rua Tarde Azul – abertura do beco Tarde Azul ligando a via do Bicão à rua Principal;
  • Rua São Tomás de Aquino – abertura dos becos Sabará, São Tomé, Raimundo Tinti e São Sebastião, possibilitando mobilidade veicular no aglomerado e a implantação de redes subterrâneas através de convênio com a Cemig, em substituição das redes de aéreas de alta tensão existentes no local;
  • Urbanização das ruas João Evangelista Pinheiro e Guilherme Manoel Roscoe (concluídas na área de reassentamento Santa Lúcia).

Com PBH

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!