PBH anuncia medidas de segurança em escolas após onda de invasões

Reprodução/Arquivo Pessoal

Após onda de vandalismo em escolas municipais, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou nessa quarta-feira (26) medidas para reforçar a segurança. Em reunião com a Guarda Municipal, ficou acertado que diretores farão uma vistoria no sistema eletrônico de monitoramento das instituições de ensino e, se avaliarem necessário, poderão contratar vigias.

A informação foi antecipada pelo Bhaz, após quatro escolas municipais e uma Umei (Unidade Municipal de Ensino Infantil), localizadas na Zona Oeste da capital, serem invadidas e depredadas durante o último feriado prolongado. Vários objetos foram furtados.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, diretores de 50 escolas municipais já haviam sido autorizados a contratar vigilância desde o início do ano. Ocorre que o processo de contratação depende de várias etapas, como a realização de exames admissionais, entrevistas com candidatos, além de readequação orçamentária. Entretanto, a pasta avalia que até o fim de 2017 as unidades que demandarem vigilância terão finalizado esse processo.

Até que as contratações sejam concluídas, contudo, a prefeitura adiantou que a segurança já estará reforçada no próximo feriado prolongado — 1° de maio. Nesse período, as unidades municipais de ensino serão foco das ações preventivas da Guarda Municipal. A medida implica em intensificação de rondas e patrulhas no monitoramento desses locais.

Sistema eletrônico

Atualmente, as instituições de ensino do município são monitoradas apenas por sistema eletrônico de segurança. Ao final da gestão passada, o então prefeito Marcio Lacerda (PSB) demitiu 520 vigias sob a justificativa de corte de gastos.

Desde que assumiu, a administração de Alexandre Kalil (PHS) vem concentrando esforços para reduzir os impactos da medida. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que “tem feito as readequações financeiras possíveis para promover não só a contratação de vigias, mas outras estratégias de segurança”.

Nos próximos dias, guardas municipais visitarão as escolas que demandarem, para identificar eventuais pontos de vulnerabilidade. Caso diagnosticados, serão instaladas grades, reposicionados os sensores de presença, além do reparo de algum ponto frágil de muros.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!