Kalil promete criar novas faixas para ônibus e triplicar atendimentos no Hospital do Barreiro até 2020

O prefeito Alexandre Kalil (PHS) entre os secretários André Reis (Planejamento) e do adjunto Bruno Passeli (Orçamento) (Amira Hissa/PBH)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai triplicar o número de leitos no Hospital Doutor Célio de Castro — o Hospital do Barreiro — até 2020. Ao menos é o que está previsto no Plano de Metas e Resultados apresentado nessa quinta-feira (27) pela gestão Kalil (PHS) a vereadores e cidadãos, na sede do Executivo. Além disso, o programa contempla a criação de 8,5 mil vagas na educação infantil, construção de conjuntos habitacionais e a substituição de 60% da frota municipal por ônibus com sistema de ar condicionado nos próximos quatro anos (confira a íntegra das propostas).

Cumprindo previsão da Lei Orgânica do Município, a apresentação do plano contempla dez áreas da administração pública com metas e resultados a serem alcançadas no quadriênio 2017-2020. Entretanto, conforme o prefeito Alexandre Kalil, as ações do Executivo não ficarão restritas ao programa, já que a gestão está empenhada em conseguir financiamentos para implementar um “plano mais robusto”.

Negociações diretas entre autarquias e empresas da administração municipal com a Caixa Federal já teriam garantido quase R$ 1,6 bilhão aos cofres da prefeitura. “Estamos em contato com todos os segmentos, desde obras, manutenção, intervenções em vilas e favelas. Tenho visitado algumas obras, que a meu ver ainda são tímidas, mas a partir do meio do ano vamos apresentar uma proposta mais agressiva para atacar essa parte tão carente da cidade”, se comprometeu Kalil.

Ampliação de atendimentos

Para a saúde, o compromisso é implantar 287 novos leitos no Hospital do Barreiro — passando de 84 para 371 (aumento de 341%). Ainda para esta unidade hospitalar, está previsto no plano a instalação de 70 novos leitos de CTI (Centro de Terapia Intensivo).

Além disso, o plano também estipula redução em 50% do prazo médio na fila para a espera de medicamentos na rede básica de saúde; o aumento em 30% na oferta de cirurgias eletivas nos hospitais municipais e em 20% na rede contratada; aumento de 20% em consultas especializadas; além da conclusão da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte, bem como a reforma da UPA Pampulha.

100% educação infantil

A meta para a educação é garantir 100% do atendimento para crianças de 4 a 5 anos nas instituições municipais de ensino até 2020. Além disso, está prevista a criação de 8,5 mil vagas para crianças de 0 a 3 anos (aumento de 29% da oferta) e a ampliação para 71,6 mil vagas do Programa Escola Integrada (hoje, com 48,1 mil vagas ofertadas).

Outro objetivo é melhorar o aprendizado dos alunos e a qualidade da educação, aumentado o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 6,1 (2015) para 6,4 (2019) nos anos iniciais, e expandindo de 4,8 (2015) para 5,4 (2019) nos anos finais, alcançando a meta estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Obras e limpeza urbana

Conforme o plano de metas, a limpeza urbana municipal cobrirá 100% das vilas e favelas de Belo Horizonte até o fim do mandato — hoje, essa cobertura é de 69%. A construção de conjuntos habitacionais, também prevista no plano, deve contemplar 5,7 mil famílias de baixa renda.

O plano prevê ainda a execução de 250 obras em pontos considerados risco alto e muito alto, como áreas de inundações, por exemplo. Ainda na área de obras e infraestrutura, está prevista a ampliação da capacidade viária do Complexo da Lagoinha e o início das obras de tratamento de fundo de canal  do Córrego Ressaca.

Novas faixas exclusivas

A implantação de 54 km de novas faixas exclusivas para ônibus promete trazer maior mobilidade para o transporte público municipal. Segundo o plano, dentro dessa proposta, serão implantados três novos corredores de transporte rápido nas avenidas Afonso Pena, Nossa Senhora do Carmo e Amazonas.

De acordo com o presidente da BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), Célio Bouzada, “com as faixas exclusivas, garantimos a regularidade, a pontualidade e o aumento da velocidade das viagens, possibilitando fazer mais viagens com o mesmo equipamento. É o aumento da eficiência do serviço”.

Virada Cultural

A continuidade da Virada Cultural — um dos mais populares eventos culturais da cidade — está garantida até 2020. No plano apresentado pela gestão Kalil (PHS), a cultura para a população da periferia também será contemplada: 51% dos recursos de incentivo fiscal e do Fundo Municipal de Cultura serão destinados para projetos que ocorram nos Centros Culturais da Prefeitura, com utilização de mão de obra local.

Também está garantido na cidade a realização do Festival Internacional de Teatro (FIT), o Festival de Arte Negra (FAN), o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) e o Festival Internacional de Literatura, pelo menos, até o final da atual gestão.

Com PBH

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!