STF decide soltar José Dirceu

Reprodução/Agência Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu habeas corpus para revogar a prisão preventiva do ex-ministro José Dirceu, condenado pela 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) na operação Lava-Jato. Por três votos a dois, o colegiado entendeu, na tarde desta terça-feira (2), que não existem razões que sustentem a prisão preventiva do réu.

Os ministros destacaram, no entanto, a possibilidade do juízo de origem impor a José Dirceu medidas cautelares alternativas à prisão, conforme prevê o artigo 319 do Código de Processo Penal. Os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes votaram pela soltura de José Dirceu. O relator da lava-jato Edson Fachin e Celso de Mello foram contra a concessão do habeas corpus.

O ex-ministro está preso em Curitiba desde agosto de 2015. O juiz Sérgio Moro condenou José Dirceu em duas sentenças a mais de 31 anos de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O ex-chefe da Casa Civil cumpria prisão preventiva por risco de fuga e por que também poderia prejudicar as investigações, além de cometer novos crimes. Mas agora, de acordo com o STF, José Dirceu deve ser liberado, já que a prisão definitiva só é possível com a condenação em segunda instância.

 

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!