Criador do Baleia Azul é preso na Rússia e diz estar ‘ajudando a limpar a sociedade’

Vkontakte/east2west

Autoridades russas divulgaram nesta quarta-feira (10) a prisão de um rapaz de 21 anos que teria confessado ser um dos criadores do jogo suicida Baleia Azul. Em Minas, pelo menos um caso relacionado aos desafios terminou em morte (veja a matéria especial do Bhaz). Jornais de todo o mundo repercutem a informação de que o jovem Philipp Budeikin teria incentivado 16 adolescentes a tirarem a própria vida. Ele disse estar “ajudando a limpar a sociedade”.

De acordo com o tabloide britânico The Sun, Budeikin contou considerar as vítimas como “lixo biológico” e que pensou muito antes de criar os desafios. “Começou em 2013, quando eu criei a comunidade online. Eu estava pensando nessa ideia há cinco anos. Era necessário distinguir pessoas normais do lixo biológico”, explicou. “Existem pessoas e existem resíduos biológicos – aqueles que não representam nenhum valor para a sociedade. Que causam ou só vão causar danos à sociedade. Eu estava limpando nossa sociedade dessas pessoas”, contou.

Jogadores do Baleia azul são orientados a se mutilar para cumprir desafios
Reprodução/Twitter

A data em que Philipp foi detido não foi confirmada. No entanto, as autoridades confirmam que ele está em prisão preventiva. Segundo os investigadores russos, o rapaz tem recebido dezenas de cartas de meninas se declarando. A lei do país não pode impedir que ele as responda.

O jovem está na prisão de Kresty em São Petersburgo e para Anton Breido, um dos integrantes do Comitê de Investigação – órgão equivalente à Polícia Federal -, ele sabia exatamente o que fazer para levar as meninas à morte. “Ele começou em 2013 e desde então melhorou as táticas e corrigiu erros”, disse. “A tarefa dele é atrair o maior número de crianças possível e depois descobrir quem seria o mais afetado pela manipulação psicológica”, explicou.

Perfis de russas que se mataram tinha a palavra “fim” como mensagem principal
Reprodução/Twitter
Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!