Projeto universitário cria o Museu de Memes, com um grande acervo online

Reprodução/Facebook

Quem nunca riu com um meme na internet? Todos os dias vemos diversas imagens engraçadas, com personagens memoráveis ou anônimos na web. O projeto Museu de Memes foi criado pelo curso de Estudo de Mídias, da Universidade Federal Fluminensem e traz muitos desses personagens em um plataforma online.

Memes como a Diferentona, Eduardo Jorge, Japonês da Federal, Mônica Ata, Tapa na Pantera, John Travolta confuso, dentre outros, estão no acervo do site. Um dos princípios do projeto é a constituição de um acervo de referência para pesquisadores interessados na investigação sobre o universo dos memes, do humor e das práticas de construção de identidades e representações em comunidades virtuais.

Apesar de muitos tratarem esse assunto como algo irrelevante, a ideia do criador do museu, Viktor Chagas, é que os memes possuem também uma função social. Como por exemplo, as diversas hashtags de denúncias em movimentos sociais.

O objetivo, segundo ele, é catalogar e dessa forma, preservar a história dos memes. Além disso, o idealizador do projeto frisa que é importante compreender o fenômeno, o seu significado e função social. O site reúne memes recentes e também alguns mais antigos, antes mesmo da massificação da internet.

Veja alguns exemplos de memes famosos:

Garotinha Chloe virou meme nas redes sociais (Reprodução/Facebook)
Bebê Sammy Griner virou meme em 2010 (Reprodução/Facebook)
Neil deGrasse Tyson foi outro personagem a virar meme na web (Reprodução/Facebook)
O rapper Drake também virou meme após o lançamento de sua música Hotline Bling (Reprodução/Facebook)

 

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!