Problemas com a carga do celular? Estudante cria bateria que dura 400 anos!

Divulgação/Universidade da Califórnia

Já pensou em uma bateria eterna? Uma estudante de doutorado da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criou “sem querer”, durante um experimento, uma bateria pode durar até 400 anos. A descoberta já é considerada uma das mais importantes do século por especialistas.

Mya Le Thai realizava um experimento junto com sua equipe no laboratório. A pesquisa envolvia nanofios e suas consequências nas baterias. Porém, em muitas ocasiões, as recargas rompiam os delicados fios usados para montar a bateria de nanofios.

Divulgação/Universidade da Califórnia

Mya, então, por impulso, e apenas por uma experimentação aleatória, decidiu cobrir vários nanofios de ouro com dióxido de manganês e gel eletrólito. Após isso, a estudante fez a bateria realizar ciclos de cargas, descargas e recargas. No fim do experimento, veio a surpresa. Pois enquanto uma bateria normal dura cerca de 500 recargas, a descoberta da doutoranda chega a realizar 200 mil recargas por mês e continua em perfeito estado.

O experimento de Mya poderá ser um divisor de águas, de acordo com um de seus colegas de pesquisa. “Talvez seja uma maneira bastante simples de estabilizar os nanofios. Será um grande avanço para a comunidade”, comenta Reginald Penner, conselheiro do departamento de Química da Universidade da Califórnia.

Infelizmente, a bateria deve demorar a ser vista em aparelhos celulares, já que os filamentos são de ouro e muito caros para a fabricação em massa. Para baratear um pouco, foi sugerido que o ouro seja substituído por níquel. Porém, ainda não se pode afirmar se isso será possível.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!