‘Fazenda’ de curtidas na China cria seguidores fantasmas e likes para redes sociais

Reprodução/YouTube

Sabe aqueles perfis que tem milhares de curtidas com nomes asiáticos de contas sem fotos ou postagens? Provavelmente vêm de uma das “fazendas de likes” espalhadas pela China.

O impulsionamento de uma ideia, produto ou notícia nos dias hoje é alcançado mais facilmente através das redes sociais. Com essa demanda no mercado, os chineses criaram vários galpões onde milhares de celulares ficam dispostos, um ao lado do outro, e a única função é popularizar seus clientes.

Na fazenda do vídeo abaixo são mais de 10 mil smartphones conectados à internet e com contas fantasmas criadas para alimentar quem quiser comprar as curtidas e seguidores. Dezenas de trabalhadores ficam o dia inteiro por conta de seguir pessoas, empresas e curtir fotos em redes sociais como o Instagram e Facebook.

Além da China, foram descobertos outros locais semelhantes na Rússia, mas a suspeita é que isso aconteça em todas as partes do mundo. A prática inicialmente não é ilegal, mas no mínimo é bizarra e mostra o que muitos já desconfiavam: várias interações na internet não são reais.

Veja um pouco da estrutura desses lugares:

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!