Arraial de Belo Horizonte terá shows de Gino e Geno e Michel Teló de graça

Arraial de Belo Horizonte começa no próximo dia 9 (Reprodução –Facebook/PBH/Marcela Xavier)

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, anunciou na manhã desta quinta-feira (1) os preparativos para o Arraial de Belo Horizonte. O evento vai acontecer entre os dias 9 de junho e 9 de julho na capital. Além do tradicional concurso de quadrilhas, a festa vai contar com cortejos, festas temáticas e shows gratuitos da dupla Gino e Geno e, também, de Michel Teló. Além disso, haverá festas em vários pontos da capital.

O evento ganha mais visibilidade na cidade após a Prefeitura vencer um edital do Ministério do Turismo (MTur). Com isso, a capital mineira está entre os cinco principais destinos turísticos do período festivo. Divide o posto com as cidades de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).

Com a conquista do edital, a festa junina de BH vai ganhar ações de promoção, divulgação e apoio no MTur e da Embratur. De acordo com o presidente da Belotur, Ricardo Malab, a intenção é projetar a cidade assim como no Carnaval. “Estamos criando uma plataforma única e promovendo tudo que existe aqui. Com isso, temos uma surpresa boa com essa quantidade de festas que temos. Isso nos dá uma densidade maior para a nossa festa”, diz.

Segundo Malab, o arraial vai receber um aporte de R$ 1,5 milhão para realizar  o evento em 2017. “Esse valor é 50% a mais do que foi investido em 2016. Com isso, vamos estimular mais apoios e permutas para fazer uma grande festa. Estamos com editais abertos para patrocínio. Acreditamos que virão patrocinadores para apoiar a festa”, explica.

Ainda dá tempo de cadastrar festas juninas no evento. O prazo termina na próxima terça-feira (6). Os interessados devem entrar em contato com a Belotur pelo e-mail [email protected].

Mudança de nome

O tradicional “Arraial de Belô” passa agora a se chamar Arraial de Belo Horizonte. Segundo Malab, a ideia é internacionalizar a marca. “Nossa intenção é levar o nome da capital mundo afora. É importante que os turistas conheçam a nossa cidade na hora de escolher o destino”, diz.

Entretanto, o presidente não descarta trabalhar com o termo “Belô” no futuro. “Precisamos primeiro ser conhecido pelo nome, para depois levarmos nosso apelido carinhoso. Primeiro, vamos fortalecer a nossa cidade, assim como Rio de Janeiro e São Paulo”, afirma.

Novidades

Nesta edição do arraial haverá, assim como no Carnaval, um aplicativo de celular para acompanhar informações sobre a festa. Por meio da plataforma será possível consultar a programação, os horários, locais etc. A expectativa é que o serviço esteja disponível para usuário IOS e Android no dia 8 de junho.

Além disso, a capital terá a Blitz Junina. Os pontos turísticos da cidade vão receber grupos de dança junina durante o período do evento. Ainda não tem há roteiro definido das blitzes, mas deve ser divulgado em breve. O Esquentão, será uma rua enfeitada onde haverá barraquinhas com comidas e músicas típicas da época.

Programação

O arraial acontece na capital entre os dias  9 de junho e 9 de julho.

Esquentão: 9 de junho, a partir das 17h, na rua Goiás – gratuito

Cortejo junino: 10 de junho, a partir das 14h. Concentração na entrada do Parque Municipal, na avenida Afonso Pena, com percurso até o Viaduto Santa Tereza – gratuito

Shows

Gino e Geno: 2 de julho, a partir das 21h, na Praça da Estação

Michel Teló: 9 de julho, a partir das 21h, na Praça da Estação

A programação completa você confere clicando aqui.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!