BH terá aulas de moda e design de graça; veja como participar

Aulas serão gratuitas e começam amanhã. Não é preciso fazer inscrição prévia

O Museu de Moda de Belo Horizonte (Mumo) vai oferecer aulas gratuitas de moda e design para todas as pessoas interessadas no assunto. Os conteúdos serão ministrados professores das principais universidades da cidade. O projeto “Aula Aberta” é da Fundação Municipal de Cultura. As aulas vão acontecer sempre às quartas-feiras, com diferentes professores convidados.

O projeto “Aula Aberta” tem como objetivo, promover o intercâmbio de pesquisas, informações e conhecimentos entre o Museu da Moda, a sociedade civil e acadêmica de Belo Horizonte, dando a oportunidade ao publico em geral e aos estudantes de moda de conhecerem mais sobre o conteúdo dos cursos superiores, bem como seus docentes e discentes.

O projeto se destina aos estudantes que pretendem cursar futuramente uma graduação, pós-graduação ou curso técnico de Design de Produtos, Moda, Design de Interiores, Design Gráfico ou Design de Joias. Entretanto, todos os interessados podem participar das aulas.

As inscrições podem ser feitas por meio da página do museu no Facebook. O limite de inscrições é de 77 pessoas por aula.

Programação

Dia 7 de junho

Instituição: Universidade Estácio

Horário: das 19h às 20h20 e das 20h40 às 22h (2 turmas)

Tema da aula: moda, identidade e representatividade na sociedade contemporânea

Professores: Daise Guimarães, Enrico Marques F. Passos e Marcela Melo

Conteúdo: a moda muda ao longo dos tempos, então, será que estamos vivendo um momento realmente de inclusão? Será que isso vai ser realmente incorporado aos sistemas da moda, ou trata-se de uma modinha? A moda passou de um lugar definido, limitado ou limitante, para um lugar de pluralidade, mais democrático.

Dia 14 de junho 

Instituição: Escola de Moda Corte Centesimal

Horário: das 19h às 20h20 e das 20h40 às 22h (2 turmas)

Tema da aula: Modelando e Costurando Histórias de Empreendedores

Professora: Carolina de Melo Franco

Conteúdo: Mostrar através de histórias a importância da modelagem de roupas e como o aprendizado das técnicas de modelagem ajuda a transformar e construir negócios e sonhos bem sucedidos.

Dia 31 de junho

Instituição: Escola de Moda Denise Aguiar

Horário: das 19h às 20h20 e das 20h40 às 22h (2 turmas)

Curso: Design de Moda

Tema da aula: O tecido e sua aplicação no mundo da moda

Professora: Denise Aguiar

Conteúdo: a aula abordará temas como a definição de tecido, história dos tecidos, tipos de tecidos (naturais, sintéticos, artificias, planos, malhas), bem como sua aplicação prática (amostragem e tecidos e roupas prontas).

Dia 28 de junho

Instituição: Universidade UNA

Horário: das 19h às 20h20 e das 20h40 às 22h (2 turmas)

Curso: Programa de Pós-Graduação em Moda: Direção Criativa

Tema da aula: Resíduos Têxteis – práticas com os 12Rs

Professora: Gabriela Leite Marcondes Schott

Conteúdo: a aula abordará a importância da valorização do reuso dos resíduos têxteis, com a intenção de prolongar seu ciclo de vida, transformando-os em novos produtos, utilizando o resíduo têxtil como um recurso com diferentes possibilidades de geração de emprego e renda para as comunidades. Têm como objetivo fomentar ideias criativas, engajar pessoas, gerar alternativas de emprego e renda para as comunidades e refletir sobre os impactos negativos e a problemática socioambiental do descarte inadequado desses resíduos.

Serviço

Projeto Aula Aberta

Onde? Museu da Moda de Belo Horizonte, na Rua da Bahia, 1.149, Centro

Quanto? Gratuito

Informações? (31) 3277-4384

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!