Preso médico que cobrava consultas do SUS

Em coletiva, a Polícia Civil de Conselheiro Lafaiete detalhou a prisão do médico (Divulgação/PCMG)

O médico que cobrava dos pacientes por cirurgias e por outros procedimentos que eram oferecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi preso pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Conselheiro Lafaiete.

Uma das vítimas formalizou denúncia que chegou até a PCMG. As investigações estão acontecendo desde fevereiro de 2017 e apontaram que ele é suspeito de praticar crimes de concussão e corrupção passiva.

Para o delegado Maurício Carrapatoso, um dos responsáveis pelas investigações, o médico atuava de modo a transformar o SUS em um balcão de negócios, explorando as pessoas mais simples, a fim de enriquecer ilegalmente. Segundo as vítimas, as consultas variavam de R$ 150 a R$ 2.800 no Hospital e Maternidade São José, que faz parte do SUS.

De acordo com as apurações, foi identificado o envolvimento de um vereador da Câmara Municipal de Capela Nova. Pelos levantamentos, o vereador ofereceu uma quantia em dinheiro para que o médico internasse um parente pelo sistema público. O vereador foi indiciado por corrupção passiva.

Um médico da cidade de Entre Rios de Minas também foi indiciado pela participação nas ações criminosas do médico, uma vez que encaminhava pacientes para o suspeito e tinha ciência de que eram realizadas cobranças indevidas.

Durante a prisão, que aconteceu na casa do médico na tarde desta sexta-feira (9), foi encontrada uma arma de fogo, dinheiro e cheques utilizados nos pagamentos pelos pacientes. Além da casa do investigado, também foram realizadas buscas nos veículos e na propriedade rural dele.

O médico pode pegar até 20 anos de prisão, caso seja condenado pela Justiça.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!