BH sediará 55º Congresso da UNE; Bhaz entrevista Carina Vitral, presidente da instituição

Carina Vitral é presidente da UNE desde 2015/Carina Vitral + Vitor Vogel/UNE

Começa nesta quarta-feira (14) e vai até domingo (18), em Belo Horizonte, o 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE); a reunião terá por objetivo relembrar e saudar os 40 anos de um encontro – o III Encontro Nacional dos Estudantes (III ENE) – que foi massacrado pela ditadura em junho de 1977, em Belo Horizonte, e discutir os rumos da entidade para os próximos dois anos. Para falar mais sobre o assunto e sobre as polêmicas em torno da instituição, o Bhaz entrevistou Carina Vitral, presidente da entidade.

A UNE é um movimento estudantil, de representação política de alunos universitários, há 80 anos presente no Brasil. Já fizeram parte da entidade grandes nomes da política brasileira, como José Serra (PSDB), Lindbergh Farias (PT), Aloysio Nunes (PSDB) e Fernando Pimentel (PT).

Bienalmente, a UNE promove seu Congresso, que, segundo a própria instituição, é um momento de debates e de disputa política entre jovens de todos os movimentos e ideologias do Brasil. São discussões de diversos temas e com centenas de convidados, entre autoridades, artistas, intelectuais e representantes dos movimentos sociais e de organizações.

O objetivo do Congresso é que os estudantes presentes definam os rumos da UNE e do movimento estudantil pelos próximos anos, além de votar e eleger a próxima diretoria e presidência da entidade. Para saber mais, acesse o site da UNE.

Atualmente, o maior cargo da instituição é ocupado por Carina Vitral, de 28 anos. Ela é estudante de Economia pela PUC-SP e, desde 2015, é presidente da UNE. É filiada ao PCdoB e faz parte do movimento social União da Juventude Socialista (UJS). É natural de Santos, litoral de São Paulo, e foi candidata a prefeita da cidade nas eleições de 2016, quando alcançou o segundo lugar.

Controvérsias

A UNE é uma entidade polêmica. Embora muitos estudantes acreditem no potencial da instituição como representação política de universitários brasileiros, muitos outros a questionam. Para falar a respeito de tais questionamentos – que perpassam pelos campos ideológico, partidário e até mesmo de funcionamento –, sobre a própria instituição e sobre o Congresso que será sediado em BH, o Bhaz entrevistou a presidente da instituição, Carina Vitral.

A entrevista explorou pontos como o partidarismo da instituição, polêmicas que envolveram a UNE e Vitral recentemente, como as eleições de 2016 e a foto dela com o tucano José Serra. Carina Vitral falou também sobre o congresso de Belo Horizonte, as eleições para a nova presidência da UNE e sobre a própria entidade. Confira no vídeo:

Foto de destaque: Facebook/Carina Vitral + Vitor Vogel/UNE

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!