Governo de Minas nomeia mais de 2 mil servidores para a Educação

Número de servidores nomeados na Educação chega a 47.355 (Omar Freire/Imprensa MG)

O Governo de Minas Gerais publica neste sábado (24) mais uma lista com a nomeação de 2.250 servidores para a Educação, totalizando, com isso, 10.250 novos profissionais nomeados somente em 2017. As nomeações abrangem 636 municípios mineiros e todos os nomeados atuarão em escolas estaduais das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

O quinto lote de nomeações que será divulgado no Diário Oficial Minas Gerais contempla 16 professores regentes de aulas para os conservatórios; 280 professores de ensino religioso; 789 especialistas em educação, sendo 587 supervisores pedagógicos e 202 orientadores educacionais; 78 Assistentes Técnicos de Educação Básica (ATB); 1.078 professores regentes de aulas (disciplinas diversas) do ensino médio e anos finais do ensino fundamental; 9 professores regentes de turmas.

Com essa nova listagem o número de servidores nomeados na Educação chega a 47.355 – 81,3% foram de professores. Em 2015 e 2016, o Governo do Estado nomeou 37.051 novos servidores.

Já em janeiro de 2017, foram 2.500 professores nomeados para atuarem nos anos iniciais do ensino fundamental; em março, foram mais 1.500 professores; em abril, outras 2.500 nomeações e, em maio, 1.500 servidores.

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, ressalta que a nomeação na Educação é um compromisso do governador Fernando Pimentel com os professores.

“Mesmo com toda a restrição financeira, em meio a uma crise econômica nacional, já conseguimos nomear 47.355 profissionais, ultrapassando a marca dos 40% de professores efetivos. Isso mostra o compromisso desse Governo com a educação de qualidade para todos os mineiros e mineiras”, afirma Magalhães.

Para a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, as nomeações de profissionais da educação são de suma importância. “Isso é fundamental para melhorarmos a qualidade da educação em Minas Gerais. As escolas precisam de profissionais comprometidos com o projeto pedagógico e isso é difícil quando temos alta rotatividade”, diz.

“Então, a ampliação do número de professores efetivos ajudará as escolas no planejamento e fortalecimento do projeto pedagógico, na construção de um projeto de desenvolvimento institucional, pois elas terão certeza de contar com profissionais por um período maior de tempo e fugir dessa sazonalidade que ocorre a cada ano”, completa Macaé.

Exames

Uma vez publicada a nomeação, o aprovado deve submeter-se a exame médico pré-admissional, a ser realizado pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), nas datas e horários que serão publicados no site da Seplag. Após a perícia, os aprovados têm 30 dias para tomar posse.

Da Agência Minas

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!