Quinta-feira tem filme de graça no Centro: Cineclube TJ exibe O Mercador de Veneza

cineclube tjmg
Reprodução/O Mercador de Veneza

Na Veneza do século XVI, o jovem Bassanio (Joseph Fiennes) pede um empréstimo de três mil ducados ao mercador Antonio (Jeremy Irons), para pedir a mão de Portia (Lynn Collins). Apesar de concordar com o empréstimo, Antonio não pode dispor de sua fortuna, que está comprometida em empreendimentos marítimos, e isso faz com que ele recorra ao judeu Shylock (Al Pacino).

Shylock concorda em ajudar o mercador, no entanto impõe a seguinte condição: caso o pagamento não seja realizado em três meses, Antonio terá de lhe dar um pedaço de sua própria carne. Com o não pagamento da dívida no prazo estabelecido, o caso é levado à Corte para que se decida se a condição imposta pelo judeu será de fato executada ou não.

Baseado na peça homônima de Shakespeare e dirigido por Michael Radford em 2004, O Mercador de Veneza será exibido no Cineclube TJ, na próxima quinta, 29 de junho. A sessão será comentada pelo desembargador Moacyr Lobato.

Embora a sinopse sugira uma contraposição maniqueísta entre o cavalheiro generoso que busca ajudar um amigo e o judeu perverso que empresta dinheiro a juros, o dramaturgo inglês dá a Shylock a forma de um ser humano complexo. Tal humanização, para a crítica Barbara Heliodora, permite que o papel seja interpretado de formas variadas de acordo com o espírito do tempo.

A adaptação de Radford, ao deixar sobressair o texto original e empregar com comedimento os recursos do cinema, preserva essa riqueza e essa complexidade típicas dos personagens shakespearianos.

Num outro sentido, as locações em Veneza são uma contribuição da técnica cinematográfica para que o espectador se ambiente ao espaço narrativo. É uma experiência diametralmente oposta à do teatro elisabetano, que, por ser encenado ao ar livre e desprovido de cenários sofisticados, exigia mais da imaginação do espectador.

O diretor

Outras adaptações de obras literárias na filmografia de Michael Radford são 1984, baseado no romance distópico de George Orwell, e O Carteiro e o Poeta, inspirado no livro do escritor chileno Antonio Skármeta.

 Serviço

Cineclube TJ – O Mercador de Veneza

Quando? 29 de junho de 2017, 19h
Onde? TJMG – auditório da Corregedoria, Rua Goiás, 253 – Centro – BH
Quanto? Gratuito

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!