Com mais de 240 festas, Arraial de Belo Horizonte já é o maior da história

Segundo Belotur, festas juninas estão distribuídas por toda a cidade (Marcela Xavier – PBH)

A 39ª edição do Arraial de Belo Horizonte já está marcada na história. Isso porque ele cresceu, se espalhou-se por toda a cidade e ganhou mais visibilidade e comunicação. Desde o dia 9 de junho, a cidade está no clima dos festejos juninos, curtindo os 242 eventos cadastrados pela Prefeitura de Belo Horizonte, que se estenderão até o dia 9 de julho.

Além de toda a programação associada, belo-horizontinos e turistas têm pela frente o tradicional Concurso de Quadrilhas, que será realizado na Praça da Estação nos fins de semana de 30 de junho a 2 de julho (Grupo de Acesso) e 8 e 9 de julho (Grupo Especial). A programação completa está no site www.arraialdebelohorizonte.com.br.

Um detalhe que merece destaque é a descentralização do Arraial de Belo Horizonte. Diferentemente do que ainda acontece com o Carnaval, maior evento turístico da capital mineira, que tem, em sua maioria, programação concentrada nas regionais Leste e Centro-Sul, as festas juninas estão espalhadas por todos os cantos da cidade.

“Isso mostra que estamos no caminho certo, agregando e valorizando todas as festas juninas da cidade em prol do desenvolvimento do turismo, gerando emprego e renda da cadeia produtiva, além de divulgar e promover a capital mineira. Ao lado do reavivamento das tradições regionais, busca-se a real inserção do evento no calendário artístico e turístico brasileiro, como um atrativo típico de Minas e de Belo Horizonte, com aspectos e ações singulares que o diferenciam de outras festas juninas existentes no Brasil. Com o nosso Arraial, conseguimos unir elementos fundamentais de um excelente destino turístico, tais como a gastronomia, a dança, as tradições e a cultura junina da capital mineira”, explica Aluizer Malab, presidente da Belotur.

O estudo da Belotur mostra que as festas se distribuíram por toda a cidade. A região Centro-Sul concentrou 19% delas. Em seguida, vêm a Nordeste (17%) e a Leste (12%). O balanço da Belotur mostra que também as regiões da Pampulha e Oeste da cidade receberam festas juninas – 10% do total, cada uma. As regiões de Norte e de Venda Nova foram as menos festeiras. De acordo com o estudo da Belotur, 6% das festas juninas foram realizadas nestas duas regiões.

Arraial coloca Belo Horizonte entre os cinco melhores destinos da época

O Arraial de Belo Horizonte ganha ainda mais importância após ter sido contemplado, com projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, no Edital de Festejos Juninos lançado pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Embratur. Com isso, a capital mineira está hoje entre os cinco maiores destinos turísticos do período, ao lado das cidades de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).

Na prática, com essa conquista, o destino Belo Horizonte ganha em ações de promoção, divulgação e apoio à comercialização por meio do edital, realização de um press trip durante o evento (visita de jornalistas de todo o Brasil), divulgação nas redes sociais do Ministério do Turismo e da Embratur, com transmissão ao vivo nas mídias sociais, matérias jornalísticas, inserção no calendário de eventos juninos do MTur, encontro de negócios com a cadeia produtiva e divulgação em feiras e exposições de Turismo.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!