Feira de hortaliças e produtos artesanais do interior de Minas chega a BH; vem ver

feira
Imagem Ilustrativa (Divulgação/EBC)

Doces, quitandas, cachaça, farinha, ervas e hortaliças fresquinhas. BH recebe na próxima segunda (3) a Feira da Agricultura Familiar. Agricultores de vários municípios vão comercializar seus produtos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (EDJAO). Além dos produtos à venda, na programação estão palestras, oficinas, demonstrações culinárias, entregas de certificados e prêmios.  A feira começa às 9h e vai até às 20h, com entrada gratuita.

feira
Divulgação/Agência Minas

Agricultores de Congonhas, Itaverava e Barão de Cocais trazem quitandas tradicionais. Já Itaguara será representada pelos doces, geleias, polpadas e cachaça artesanal. Uma das novidades é a Queca, bolo feito com frutas secas, sementes e mel, produzida em Nova Lima.

Os consumidores também poderão levar para casa frutas e hortaliças agroecológicas.  Nas barracas também estarão à venda temperos e chás, cultivados sem agrotóxico. Além da farinha temperada de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Na Feira da Agricultura Familiar também haverá espaço  para o artesanato: toalhas, tapetes, bolsas e outras peças bordadas à mão.

 

Semana da Gastronomia Mineira

Em 2012, o Governo do Estado instituiu o Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 5 de julho. Para comemorar a data, é realizada a Semana da Gastronomia Mineira.

Neste ano, o Instituto Eduardo Frieiro e a Frente da Gastronomia Mineira organizaram uma intensa programação para celebração. A Semana da Gastronomia traz, dos dias 3 a 9 de julho, oficinas, palestras, demonstrações culinárias, homenagens, feira de agricultura familiar, entrega de prêmio e certificado de reconhecimento, entre outras atividades.

A programação acontece em diversos espaços de Belo Horizonte: Assembleia Legislativa,  MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, UNA Campus João Pinheiro 2,  Mercado Central e Centro Mineiro de Referência em Resíduos, com temáticas que valorizam a culinária mineira.

Ainda para homenagear a gastronomia do estado, no período de 3 a 30 de julho cinco restaurantes – Casa Cheia, Paladino, MMM Café, Omilía e Templo Cervejeiro Backer – terão em seu cardápio um prato inédito com os ingredientes baseados nos terroirs mineiros: Espinhaço, Central, do Cerrado, dos Rios e da Mantiqueira.

Todas as ações são gratuitas com inscrições no local uma hora antes de cada atividade. A programação completa pode ser conferida no site ww.institutoeduardofrieiro.com.br.

Serviço

Feira da Agricultura Familiar
Quando?  segunda (3/7), das 9h às 20h
Onde? Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (EDJAO) – Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (R. Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho)
Entrada Gratuita

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!