Livro conta história do bairro de Funcionários; lançamento ocorre neste sábado

Em 1965, esquina da avenida Brasil com rua Pernambuco era uma calmaria só (Acervo MHAB/FMC)

O bairro de Funcionários está localizado muito próximo do hipercentro de Belo Horizonte, com suas ruas movimentadas e cheias de carro. Está também próximo da Savassi, com seus bares, livrarias e comércio variado.

Nos limites do bairro Funcionários está a região hospitalar, onde se concentra a maior parte dos hospitais e casas de saúde de BH. Com tudo isso, o bairro de Funcionários conserva um grande número de ruas tranquilas e de trânsito apenas local. Tem muitos prédios residenciais, mas ainda conserva muitas casas. Um contraste com o entorno em hiperatividade.

O bairro tem esse nome em homenagem aos servidores públicos do Estado que vieram para Belo Horizonte com mudança da capital, ocorrida em 1896. Para abrigá-los, o governo do Estado construiu 200 residências e deu ao bairro o nome de Funcionários.

A história, personagens, costumes e mudanças ocorridas no bairro ao longo das últimas décadas estão sendo contadas pela escritora Maria do Carmo Brandão no 29º título da coleção “BH. A cidade de cada um”, que será lançado neste sábado.

No livro, a autora fala do cinema que havia na rua Timbiras com avenida Bernardo Monteiro, dentro das instalações do Colégio Arnaldo; dos bondes; da tranquilidade das ruas em tempos passados. “As ruas eram compridas, claras, arborizadas, aprazíveis. O fluxo de carros, ônibus, e raríssimas motocicletas evoluía num ruído bem piano, nada perturbador. As crianças, criadas soltas, passavam o dia todo na rua, voltando para casa apenas quando as mães berravam o nome delas na janela ou a empregada ir buscá-las. Fora isso, rua, rua. E mais rua”, conta, no livro, Maria do Carmo Brandão.

A autora descreve, também, os bares, com destaque para a Casa dos Contos, e as escolas do bairro, com destaque para o Colégio Arnaldo. Relembra, ainda, casos pitorescos, com o da estátua de Tiradentes que certo dia amanheceu com a cabeça coberta por um chapelão e mobilizou até o Corpo de Bombeiros para restituir-lhe a feição original. Maria do Carmo relembra, também, a história da Banda Mole, que nasceu em um casarão no bairro Funcionários, em 1975.

Maria do Carmo nasceu, foi criada e ainda reside no Funcionários. Ela é testemunha privilegiada dos encantos e segredos do bairro, assim como das muitas mudanças pela qual a região vem passando, especialmente desde os anos de 1970. Uma dessas mudanças  foi a transformação de parte do Funcionários em um novo bairro, o da Savassi, ocorrida em 2006.

Porém, a despeito das transformações, ela também enxerga no bairro um espaço onde o tempo anda muito devagar. “Há pessoas daquele tempo do Funcionários que continuam aspirando o mesmo oxigênio, varrendo os mesmos passeios, puxando pela mão os mesmos gravetinhos de folhagens e os dobrando  ou quebrando meio aos dentes”

Coleção “BH. A cidade de cada um”.

Idealizada pelos jornalistas José Eduardo Gonçalves e Sílvia Rubião, a coleção de livros sobre a cidade de Belo Horizonte começou a ser publicada em 2003, tendo sido lançados 28 títulos. Os escritores, tendo como ponto de partida sua própria história de vida, falam sobre lugares, fatos e personagens. Entre os títulos já lançados estão os que contam a história da Serra do Curral, Viaduto de Santa Tereza, bairro Padre Eustáquio, estádio Independência, Mineirão, Cine Pathé, Morro do Papagaio e Parque Municipal, entre outros.

Em 2011, a coleção foi contemplada com o Prêmio Gentileza Urbana, do Instituto dos Arquitetos do Brasil de Minas Gerais (IAB-MG)

Serviço

Lançamento do livro “Funcionários”, da coleção “BH. A cidade de cada um”

Quando? Sábado, 1º de julho, de 10h às 13h

Onde?  Livraria Ouvidor Savassi, rua Fernandes Tourinho, 253, Savassi 

Quanto: R$ 20 o exemplar

 

 

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!