Lojas de roupas de BH deverão ter pelo menos um provador acessível

Com a lei, lojas terão que oferecer pelo menos um provador acessível (Bedneyimages/Freepik)

As lojas de roupas de Belo Horizonte agora são obrigadas por lei a instalarem provadores acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A medida entrou em vigor no dia 1º de junho. O estabelecimento que descumprir a medida poderá ser multado ou punido através de outras ações que serão regulamentadas pela prefeitura.

A lei municipal nº 11.049 obriga que lojas de vestuário e semelhantes instalem pelo menos, um provador totalmente adaptado a portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida. A lei é oriunda de um projeto do vereador Jorge Santos, do PRB.

O maior problema que os deficientes enfrentam nas lojas de roupas é o tamanho dos provadores, que, em sua grande maioria, não comportam uma cadeira de rodas.

Só na capital mineira, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2011, 12,4% da população possui algum tipo de deficiência. Jorge Santos afirma que a lei visa contemplar os residentes que possuem algum tipo de deficiência, para que possam ter os mesmo direitos dos demais cidadãos.

O parlamentar reitera que seu projeto é para garantir acessibilidade plena para essa parcela da população. E que, para isso acontecer, o acesso deve estar presente nos mais diversos ambientes.

A lei recebeu vetos do prefeito Alexandre Kalil. Porém, nenhum deles incidiu sobre seu ponto central, que é o da obrigatoriedade da implantação imediata de tais instalações pelas lojas, como prevê o artigo 5º da lei, que não foi vetado pelo prefeito. Os vetos foram a aspectos secundários do dispositivo aprovada pela Câmara Municipal.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) foi procurada por mais de uma vez pelo Bhaz, mas até o momento desta publicação, não se manifestou.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!